Distrito de Beja: PCP apresenta resolução na AR que foi aprovada.


A Assembleia da República aprovou resolução onde recomenda ao Governo melhor aproveitamento do Aeroporto (ndr: Terminal Civil) de Beja.

Assembleia da República propõe, entre outros, que se “crie uma intermodalidade de serviços e transportes”, designadamente “modernizando e eletrificando toda a Linha do Alentejo, na ligação entre Casa Branca – Ourique/Funcheira, incluindo o estudo da ligação ao Aeroporto de Beja”.

A Assembleia da República aprovou uma resolução, a 26 de janeiro, em que recomenda ao Governo “o aproveitamento do Aeroporto de Beja nas suas diversas dimensões e potencialidades”, defendendo que o valorize no âmbito do sistema aeroportuário nacional.

Segundo a resolução, publicada esta quinta-feira em Diário da República, para esse efeito, o parlamento propõe que se “crie uma intermodalidade de serviços e transportes, conjugando as valências rodoviária, ferroviária e aérea”, desigdamente “modernizando e eletrificando toda a Linha do Alentejo, na ligação entre Casa Branca – Ourique/ Funcheira, incluindo o estudo da ligação ao Aeroporto de Beja” e “assegurando a construção do IP8 com duas vias e sem portagens entre Sines e a A2 e a requalificação do IP8, numa primeira fase entre Santa Margarida do Sado e Beja e numa segunda fase entre Beja e Ficalho”.

A Assembleia da República aconselha ainda que se “potencie a estratégia integrada da aeronáutica, carga, parqueamento, manutenção e passageiros, como forma de promoção do desenvolvimento endógeno do turismo, indústria e manutenção aeronáutica e carga/logística”, que se “articule entre os diferentes níveis de planeamento local, regional e nacional as utilizações a dar ao aeroporto, aproveitando todas as suas potencialidades e dimensões” e, por fim, que “se considere o aproveitamento do Aeroporto de Beja como promotor da fixação de população e da indústria na região”.

De recordar que Beja também entrou na lista de possíveis localizações para o novo aeroporto de Lisboa, que ascendem agora a sete.

Jornadas Parlamentares do PCP

Recorde-se que o PCP realizou no distrito de Beja, nos dias 30 e 31 de janeiro as Jornadas Parlamentares e ao longo de dois dias das diversas visitas e reuniões que promoveu, não marcou presença no Terminal Civil de Beja (TCB), nem reuniu com a ANA Aeroportos, a empresa da Vinci, concessionária do TCB.

Notícias: Lidador Notícias/ Jornal de Negócios


Share This Post On
468x60.jpg