A Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã (CDPC), revelou que a Petição Pública “SIM! O Aeroporto de Beja é parte da solução” ultrapassa já as duas mil assinaturas e já está registada e aceite pelo Serviço de Petições da Assembleia da República.
A CDPC considera que “é necessário, agora, ultrapassar o número necessário de assinaturas, para que a mesma seja debatida pelo Plenário da Assembleia da República pois, apesar dos estudos favoráveis à indispensável variante ferroviária que deverá ligar a Linha do Alentejo ao Aeroporto de Beja (n.d.r.: Terminal Civil de Beja)”, na posse da Infraestruturas de Portugal IP, a verdade é que os projetos de execução da mesma não estão contemplados nos investimentos previstos nem no PNI 2030 – Plano Nacional de Investimentos até 2030 nem no PRR-Plano de Recuperação e Resiliência.
A Comissão Dinamizadora da Plataforma Cidadã, justifica que está “ciente da necessidade de levar o Plenário da Assembleia da República a reanalisar esta situação, está a enviar uma mensagem às instituições e organizações económicas, sociais, culturais e desportivas, para que informem e mobilizem as cidadãs e cidadãos que representam no sentido dos mesmo compreenderem que esta não é apenas mais uma Petição, mas a Petição que pode decidir e, por isso devem subscrever”.
Recorde-se que a plataforma cidadã que defende o Aeroporto Internacional de Beja (n.d.r.: Terminal Civil de Beja)”, revelou que a Comissão Técnica Independente (CTI) vai visitar a infraestrutura aeroportuária alentejana, no final deste mês, para aferir no terreno as suas condições. A visita da CTI a esta infraestrutura aeroportuária deverá acontecer no dia 27 ou no dia 28 deste mês e a plataforma cidadã foi convidada para acompanhar os trabalhos dos técnicos, revelou um membro da CDPC.
Teixeira Correia
(jornalista)