Tiveram ontem reinício as obras construção do novo edifício do Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia em Beja (CVTTB) que estavam paradas desde meados do passado mês de dezembro.
Tal como o Lidador Notícias (LN) noticiou a 13 de dezembro, as obras tiveram início um mês antes, mas foram interrompidas para efetuar novas sondagens de profundidade.
Na altura e de acordo com informação da Câmara Municipal de Beja, a promotora do projeto, “o início das escavações para obra revelaram que a profundidade teria de ser superior à que constava no projeto. Por isso o projetista fez novas sondagens cujos resultados se aguardam”, justificaram.
Ontem nas redes sociais, o presidente da autarquia justificava que “chegou o dia. O futuro do CEBAL começou hoje. Transformamos projetos em realidade”, acrescentando que com o novo edifício são criadas “melhores condições de trabalho para procurar fixar mais investigadores científicos na região. Localizado junto ao Instituto Politécnico de Beja garante a manutenção da estreita ligação entre o CEBAL e o ensino superior de Beja”, concluiu.
O espaço terá mais de 1.000 m² de área de construção, cerca de 1.200 m² de área de útil, num investimento de 1.500.000,00 de euros, com um prazo de 540 dias de obra.
A candidatura foi apresentada pela Câmara Municipal de Beja, resulta de uma parceria com o CEBAL e com o Instituto Politécnico de Beja, ao Programa Operacional Regional Alentejo 2020, que congregou uma visão disruptiva e estratégica da Ciência para o Território. Uma Ciência com impacto social, económico, cultural e ambiental, que contribui para potenciar a atratividade de novos investimentos, baseados no conhecimento, valorizando uma economia assente nos recursos endógenos e nas atividades emergentes de elevado índice tecnológico.
Teixeira Correia
(jornalista)