(Exclusivo) Beja: Antigo edifício do Banco de Portugal passa para autarquia.


As antigas instalações do Banco de Portugal, em Beja, vão passar coercivamente para a posse da Câmara Municipal de Beja, englobado no levantamento de imóveis devolutos do Estado.

Localizado no centro da cidade, o espaço vai receber o “renovado” Posto de Turismo (PT), com um novo percurso interativo da urbe desde os tempos da Pax-Júlia, e um “atraente” Museu Jorge Vieira (MJV), que se encontram sediados na Casa do Governador, edifício central do Castelo de Beja.

No âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH) para o concelho, a edilidade assumiu o arrendamento coercivo do espaço, cujos valores serão estipulados de acordo com os anos que o edifício está sem ocupação.

Fechado desde 31 de dezembro de 1992, há mais de 30 anos, estiveram pela última vez à venda em 2017, num concurso público que decorreu entre 5 e de fevereiro e 3 de março desse ano, que acabou por ficar deserto.

O registo na Autoridade Tributária refere que o ano de inscrição na matriz é 1970, a área de construção é 1.436 m2 e 92 m2 de logradouro, enquanto a área do terreno contíguo é de 250 m2.

Segundo apurou o Lidador Notícias, as obras de recuperação do edifício deverão começar logo após a aprovação do diploma que o Governo vai apresentar nos próximos dias para ser aprovado na Assembleia da República.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg