TECNOCRÓNICA: falamos de trabalho e apontamos ao Jogos Olímpicos em Esports.


Dados da Microsoft obtidos no Work Trend Index 2023 mostram que 64% dos inquiridos afirmam ter dificuldades em ter tempo e energia para desempenhar o seu trabalho, sendo que têm 3,5 vezes mais probabilidades de também terem dificuldades com o pensamento estratégico.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/Tavira

O estudo, onde se questiona se a Inteligência Artificial pode “arranjar” o trabalho, abrangeu mais de 31 mil pessoas em 31 países e conclui que “os colaboradores estão mais ansiosos para que a IA alivie a carga de trabalho do que receiam a perda de postos de trabalho”.

Os dados das aplicações do Microsoft 365 revelam que, o colaborador médio passa 57% do tempo a comunicar (reuniões, emails e chat) e 43% a criar (documentos, folhas de cálculo e apresentações). Os utilizadores mais intensos (top 25%) passam 8,8 horas por semana a enviar emails e 7,5 horas por semana em reuniões.

Esta é uma dívida digital que a Microsoft acredita que está a colocar em risco a inovação.

A Landing Jobs publicou o seu estudo anual sobre as carreiras na área tecnológica, o Global Tech Talent Trends 2023, com dados sobre a sua evolução em Portugal.

O estudo concluiu que os principais fatores que impulsionam a carreira dos profissionais de tecnologia no país são os salários e benefícios, assim como o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Mas também procuram melhores condições de progressão na carreira.

Outro resultado a salientar é que o trabalho híbrido continua a ganhar força em Portugal, representando 52% e 42% já é realizado de forma remota. Apenas 6% das empresas estão totalmente de regresso ao escritório. O estudo indica que 22,6% dos profissionais de tecnologia em Portugal estão a trabalhar remotamente para uma empresa de outro país.

No campo da música, o Spotify removeu dezenas de milhares de músicas criadas pela plataforma de uma empresa de Inteligência Artificial (IA) Boomy, com o Insider a referir que foi removido o equivalente a 7% do catálogo criado por sistemas automatizados.

A decisão foi tomada depois de ser detetada atividade suspeita de ‘bots’ que inflacionavam o número de vezes que estas músicas eram ouvidas, o que fazia com que os responsáveis ganhassem mais dinheiro da plataforma.

“O ‘streaming’ artificial é uma questão antiga e que afeta toda a indústria e na qual o Spotify está a trabalhar para erradicar do nosso serviço”, pode ler-se no comunicado do Spotify. “Quando identificamos ou somos alertados para potenciais casos de manipulação de reproduções, mitigamos o impacto ao agir de uma forma de inclui a remoção dos números de streaming e retenção de ‘royalties’. Isto permite-nos proteger os pagamentos para músicos honestos e trabalhadores”.

Falta apenas indicar que a Boomy, empresa fundada em 2021, permite aos utilizadores gerarem músicas com base em texto. Até hoje, já foram criadas mais de 14 milhões de músicas recorrendo à plataforma.

Estamos a pouco mais de um mês da estreia dos Jogos Olímpicos em Esports.

As The Olympic Esports Series 2023 realizam-se entre os dias 22 e 25 de junho em Singapura. Os Jogos Olímpicos dedicados a competições de eSports vão reunir os melhores jogadores de 10 modalidades representadas em formato digital. As competições são organizadas entre o Comité Olímpico Internacional em colaboração com as respetivas Federações Internacionais, assim como as editoras dos videojogos.

As modalidades representadas nos Jogos Olímpicos de eSports são o arco (Tic Tac Bow), o Basebol (WBSC eBaseball Power Pros), o xadrez (Chess.com), ciclismo (Zwift), a dança (Just Dance), o automobilismo (Gran Turismo), a vela (Virtual Regatta), o tiro (Fortnite), Taekwondo (Virtual Taekwondo), Ténis (Tennis: Clash). Alguns dos qualificadores destas modalidades continuam a decorrer, de forma a encontrarem um lugar nas finais em Singapura na luta pelas medalhas de ouro.

E no cinema, terror é o género predominante no filme que hoje destacamos.

“Jeepers Creepers: Renasce” marca o regresso a uma das sagas com mais lançamentos ao longo dos últimos anos.

Timo Vuorensola é o realizador, num elenco onde, como manda a tradição do género, pautam nomes pouco conhecidos do grande público, nomeadamente Sydney Craven, Imran Adams e Jarreau Benjamin.

Quanto à história de “Jeepers Creepers: Renasce”… à medida que o festival “Horror Hound” se aproxima, Laine começa a experimentar premonições e visões perturbadoras associadas ao passado da cidade e, em particular, ao “Creeper”. Entre várias atividades de entretenimento ensanguentado, o casal ganha uma visita VIP a uma sala de fuga temática do “Creeper”, onde a eles se juntará uma equipa de filmagem e o perturbador guia turístico Stu. Laine acredita que algo de estranho foi invocado… e que ela está no centro disso.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=oj-RKOhh2V4


Share This Post On
468x60.jpg