Almodôvar: Núcleo de Proteção Ambiental da GNR muito ativo.
Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial da GNR de Almodôvar muito ativo. Militares apreenderam “armilhas” para caça maior (Castro Verde) e recolheram caninos abandonados (Almodôvar).
Militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) do Destacamento Territorial da Guarda Nacional Republicana (GNR) de Almodôvar, levou a cabo na manhã de ontem (terça-feira), operação de combate à captura ilegal de caça maior no vizinho concelho de Castro Verde.
A Guarda apreendeu duas caixas de ferro, “armadilhas ilegais” e três laços de inox com disco e ferros de charruas, para não serem arrastados pelas presas, nomeadamente javalis.
Por se tratar da eventual prática de um crime contra a preservação de espécies cinegéticas, a GNR participou os fatos à Instância Local do Tribunal de Almodôvar, estando a decorrer diligências para identificar o(s) autor(es) do ato ilícito.
Em Almodôvar, e após denúncia, o NPA recolheu dois cachorros, com poucas horas de vida, que tinham sido abandonados num contentor do lixo.
Os animais foram entregues no canil Intermunicipal da Resialentejo, em Beja, e os fatos participados ao Tribunal da Comarca da cidade.
Teixeira Correia
(jornalista