IPBeja: Ocupadas somente 215 das 506 vagas na primeira fase de acesso ao Ensino Superior.
A primeira fase de acesso ao Ensino Superior arrancou a 20 de julho, com 50.555 vagas disponÃveis para 1.048 cursos em universidades e politécnicos públicos. No IPBeja ficaram por preencher 291 lugares.
No Instituto Politécnico de Beja, foram ocupadas 215 das 506 existentes em 16 cursos, o que significa uma taxa de 42,49% de entrada de novos alunos. Os cursos de Enfermagem (35 vagas), Escola Superior de Saúde, e o de Desporto, Escola Superior de Educação (29), foram os únicos em que todas as vagas foram ocupadas.
Por seu turno os cursos de Engenharia do Ambiente (23 vagas), Agronomia (45 vagas) e Ciência e Tecnologia dos Alimentos (23 vagas), todos da Escola Superior Agrária e Artes Plásticas e Multimédia (30 vagas), da Escola Superior de Educação, foram os tiveram piores adesões. O primeiro não teve qualquer aluno a concorrer, o segundo 5, o terceiro 4 alunos e o último 2 concorrentes.
Escola Superior Agrária: Agronimia (45 vagas/ 5 inscritos), Engenharia do Ambiente (23/ 0) e Ciência e Tecnologia dos Alimentos (23/ 4).
Escola Superior de Educação: Serviço Social (45 vagas/ 24 inscritos), Artes Plásticas e Multimédia (30/ 2), Educação e Comunicação Multimédia (30/ 11), Desporto (29/ 30) e Educação Básica (20/ 16).
Escola Superior de Tecnologia e Gestão: Solicitadoria- Ensino à distância (20 vagas/ 5 inscritos), Engenharia Informática (50/ 13), Gestão de empresas (40/ 16), Solicitadoria (30/ 18), Turismo (36/ 23) e Gestão de empresa- Ensino pós-laboral (25/ 1).
Escola Superior de Saúde: Terapia ocupacional (25 vagas/ 12 inscritos) e Enfermagem (35/ 35).
De acordo com os dados disponibilizados pela Direção-Geral do Ensino Superior (Listas colocações PaÃs), há este ano menos 265 vagas no Ensino Superior público, na primeira fase do concurso nacional de acesso, face à s 50.820 de 2014, uma redução em termos percentuais inferior a 1%.
O número de vagas para aceder aos cursos superiores públicos está em queda desde 2012, depois de, em 2011, se ter atingido um pico de oferta com 53.500 vagas levadas a concurso.
Acesso ao Ensino Superior- 2ª fase
De 7 a 18 de setembro decorrerá a apresentação da candidatura à 2.ª fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior público de 2015. Na 2.ª fase são colocadas a concurso: As vagas sobrantes da 1.ª fase do concurso; As vagas ocupadas na 1.ª fase do concurso em que não se concretizou a matrÃcula e inscrição, com exceção das vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso; As vagas libertadas em consequência da recolocação de estudantes colocados na 1.ª fase, com exceção das vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso; As vagas libertadas em consequência de retificações na colocação na 1.ª fase; depois de deduzidas: As vagas adicionais criadas nos termos do regulamento do concurso nacional de acesso; As vagas que, até ao inÃcio da seriação dos candidatos, sejam utilizadas no atendimento de reclamações.
Quando, tendo sobrado vagas na 1.ª fase do concurso, o resultado das deduções atrás referidas conduza a um valor igual a zero ou negativo, o número de vagas colocado a concurso é um.
Podem concorrer à 2.ª fase do concurso: Os candidatos à 1.ª fase não colocados; Os candidatos colocados na 1.ª fase que pretendam concorrer de novo (se estes estudantes forem colocados na 2.ª fase, a colocação na 1.ª fase, bem como a matrÃcula e inscrição que realizaram, são anuladas); Os candidatos que, embora colocados na 1.ª fase, não procederam à respetiva matrÃcula e inscrição; Os estudantes que, embora reunindo condições de candidatura no prazo de apresentação das candidaturas à 1.ª fase, não se apresentaram a ela; Os estudantes que só reuniram as condições de candidatura após o fim do prazo de apresentação das candidaturas à 1.ª fase.
 As vagas sobrantes da 1.ª fase do concurso são divulgadas juntamente com os resultados desta fase.
 As vagas ocupadas na 1.ª fase do concurso em que não se concretizou a matrÃcula e inscrição são divulgadas no dia 16 de setembro no sÃtio da Internet da Direção‑Geral do Ensino Superior (http://www.dges.mctes.pt).
 Na sequência da divulgação da informação a que se refere o número anterior, é facultada, até ao final do prazo de candidatura (18 de setembro): A alteração da candidatura, aos candidatos que já a tenham apresentado; A apresentação da candidatura, aos estudantes que ainda não o tenham feito.
Os resultados da 2.ª fase do concurso nacional de acesso são divulgados no dia 24 de setembro.
 Teixeira Correia
(jornalista)