Castelo Branco: Grupo de Reforço (GRIR 01) e Equipa de Comando (EPCO) do CSREPC do Baixo Alentejo no combate incêndio rural.


No âmbito do DECIR 23, foi projetado hoje 05 de Agosto pelas 06H20, com atribuição de missão de combate a incêndios rurais, 1 (um) Grupo de Reforço para Combate a Incêndios Rurais (GRIR), a fim de reforçar o dispositivo de combate no teatro de operações de Carrascal | Sarzedas | Castelo Branco.

O GRIR é chefiado pelo 2º Comandante do Corpo de Bombeiros de Serpa e integra: dois veículos de comando tático (VCOT), quatro veículos de combate (VCI), dois veículos de apoio ao combate (VTT), uma ambulância de socorro (ABSC), e um veículo de operações especiais (VOPE) num total de 10 veículos e 31 bombeiros, dos Corpos de Bombeiros de, Aljustrel, Almodôvar, Alvito, Castro Verde, Ferreira do Alentejo, Mértola, Moura, Ourique e Serpa.

Também projetada ontem 04 de agosto, pelas 23H40, com atribuição de missão de Equipa de Posto de Comando (EPCO) de combate a incêndios rurais, 1 (uma) Equipa de Posto de Comando da Sub-Região do Baixo Alentejo a fim de reforçar o dispositivo de comando no teatro de operações Carrascal | Sarzedas | Castelo Branco.

A EPCO é chefiado pelo Comandante Sub-Regional Carlos Pica (CSREPC do Baixo Alentejo / ANEPC), coadjuvado pelo Comandante do Corpo de Bombeiros de Almodôvar, Barrancos, Beja e Mértola, 2º Comandante do Corpo de Bombeiros de Almodôvar, Adjunto de Comando do Corpo de Bombeiros de Moura e Serpa, e Bombeiro Chefe de Almodôvar.

Fora da Jornada Mundial da Juventude mas prontos para tudo

No dia 13 de julho o Lidador Botícias (LN) noticiava que as treze corporações de bombeiros do Comando Sub-Regional do Baixo Alentejo da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (CSRBA-ANEPC), decidiram “não participar nos dispositivos propostos” para as Jornadas Jornadas Mundiais de 2023 (JMJ2023), decisão que recebeu a solidariedade da Federação dos Bombeiros do Distrito de Beja (FBDB).

Domingos Fabela, presidente da FBDB assegurou ao LN que “não estamos com aspetos reivindicativos, mas a garantir os meios operacionais para assegurar o socorro na região, face aos fluxos rodoviários esperados nas jornadas, além do empenho no DECIR, no combate aos incêndios rurais”, lembrava.


Share This Post On
468x60.jpg