Tecnocrónica: algumas novidades e “bed rotting” como novidade.


A Google confirmou que vai avançar com o seu plano de apagar permanentemente contas de utilizadores inativas, adiantando que será no dia 1 de dezembro que estas contas serão apagadas.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horixonte Algarve/ Tavira

A tecnológica de Mountain View considera contas inativas aquelas que não apresentam qualquer sinal de atividade durante um período de dois anos.

O objetivo passa por prevenir riscos de segurança, uma vez que as contas mais antigas e sem atividade têm uma probabilidade menor de empregar medidas como autenticação de dois factores, tornando-as num alvo mais fácil a piratas informáticos.

Mark Zuckerberg partilhou no Facebook uma fotografia de um smartphone onde estava a ser realizada uma chamada de vídeo onde uma das intervenientes estava a fazer partilha de ecrã.

Na publicação, o CEO da Meta diz que está a ser “adicionada a capacidade de partilha do seu ecrã durante uma chamada de vídeo no WhatsApp”.

Dada a taxa de utilização do WhatsApp pelos diferentes tipos de pessoas, seja em ambiente de trabalho, estudo ou convívio, é bem provável que serviços como o Teams ou o Zoom percam terreno.

Para já, o recurso ainda não chegou aos utilizadores de forma massificada, algo que, perante este anúncio, não deverá tardar.

A empresa DataReportal indica que os utilizadores em Portugal passam uma média de 7 horas e 37 minutos do dia conectados e, aqui, o telemóvel é rei.

Os dados mostram que 95,4% dos utilizadores portugueses usam o telemóvel nos seus hábitos de consumo de internet, e passam uma média de 3 horas e 41 minutos por dia conectados através do telemóvel.

E isto acontece apesar de Portugal ser o terceiro país da União Europeia com os tarifários mais caros.

E há dicas para poupar dados móveis: utilize a rede Wi-Fi sempre que possível; desative as atualizações, sincronizações e downloads automáticos, pois podem ser a maior fonte dos seus gastos; instale as versões mais leves das aplicações e poupe cerca de 70% dos dados que consome; utilize o modo de economia de dados e poupe entre 10% a 30% com este recurso; não deixe os dados móveis ativos quando não os estiver a utilizar para poupar em torno de 2MB por dia; e opte por enviar mensagens de texto e poupe até cerca de 3MB por cada 10 minutos de mensagens via dados móveis.

Nas próximas linhas falamos de “bed rotting”. Este termo refere-se à prática de passar longos períodos de tempo na cama enquanto se pratica atividades que exigem um mínimo de movimento, como ver séries ou navegar pelas redes sociais. Há quem o veja como uma forma de relaxar e descontrair, sobretudo entre as gerações mais jovens.

Uma sondagem recente realizada pela Redfield and Wilton Strategies esclareceu a prevalência do “bed rotting” em diferentes grupos etários. O inquérito revelou que 12% dos inquiridos da Geração Z passam mais de três horas por dia na cama. Entre os millennials, cerca de 11% adotam um comportamento semelhante, enquanto que para a Geração X, o número é de 17%.

Embora a prática seja frequentemente elogiada pelos seus benefícios em termos de relaxamento, os profissionais de saúde estão a manifestar preocupações, uma vez que a prática da inatividade prolongada pode ter repercussões na saúde gastrointestinal, por exemplo.

E no cinema, destaque para a estreia do filme “Gran Turismo”.

Baseado na história real de Jann Mardenborough, este filme é a concretização do sonho impossível de um jogador de Gran Turismo cuja habilidade na consola levou-o a vencer as competições da Nissan e, assim, tornar-se um verdadeiro piloto profissional.

Archie Madekwe, David Harbour e Orlando Bloom são os nomes principais do elenco, numa película realizada por Neill Blomkamp.

Comece a acelerar com o trailer: https://www.youtube.com/watch?v=oYuUhN3V67k


Share This Post On
468x60.jpg