Mértola: Instituições promoveram campanha solidária com lar e residência de Cabo Verde.


Uma ambulância e diversos equipamentos e roupas vão ser enviados esta quinta-feira por via marítima, de Lisboa, para um lar residencioal na cidade da Praia, em Cabo Verde.

No âmbito de um protocolo subscrito em março do corrente ano entre quatro instituições de Mértola, encabeçada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Mértola (AHBVM) e o Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier, na Praia, Cabo Verde, vão ser enviados hoje por via marítima, a partir de Lisboa, uma ambulância e diversos equipamentos e roupas.

Esta iniciativa surgiu depois de um estágio efetuado durante mês e meio nos Bombeiros Voluntários (BVM) e Santa Casa da Misericórdia de Mértola, por Gilson Cabral, assistente social e responsável do lar cabo-verdiano, sediado em Achada São Filipe.

Em maio do corrente ano, além da AHBVM e Santa Casa, outros dois parceiros mertolenses que fazem parte do protocolo, o Núcleo de Voluntariado e o Moto Clube “Falcões das Muralhas”, deram início à campanha de angariação dos bens e equipamentos pela população do concelho.

Foram recolhidas camas, colchões, cadeiras de rodas, andarilhos, roupas e produtos de higiene, os bombeiros feito a revisão de uma das suas ambulâncias mais antigas, tendo tudo com destino o Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier. Para enviar o contentor para Cabo Verde, as instituições mertolenses contam com o apoio de uma empresa portuária de Santa Iria de Azoia, concelho de Loures, que suporta o custo da operação marítima.

Jorge Santos, comandante dos BVM, refere que a iniciativa “vai suprir muitas das necessidades que a instituição de Cabo Verde vive e fazer muita gente feliz”, destacando o “enorme espírito de solidariedade da população do concelho, rematou.

Mas a cooperação entre as diversas instituições não se fica por aqui, já que no primeiro trimestre de 2024, o comandante dois bombeiros da corporação irão rumar a Cabo Verde para ministrarem formação a profissionais da instituição São Francisco Xavier e dos bombeiros da localidade.

Mértola e os bombeiros locais há muito que estão ligados a Cabo Verde e têm tirado proveitos positivos da cooperação entre o Governo daquele país e a Escola Profissional Alsud, com a vinda de estudantes para Mértola. No quadtro dos BVM há dois bombeiros assalariados há mais de uma década e há três estagiários cabo-verdianos. Também através da mesma cooperação, mas a Guiné-Bissau, no Corpo de Comando, como adjunto, está Mussá Embaló, ainda que com dupla nacionalidade tornou-se no primeiro estrangeiro a fazer parte do comando de uma corporação em Portugal.

Bombeiros com nova ambulância

A oferta da ambulância ao Lar e Residência Sénior São Francisco Xavier, é de imediato colmatada com uma nova ambulância. Quando regressarem de Lisboa e da entrega do material para Cabo Verde, os Bombeiros de Mértola trazem um novo veículo recentemente adquirido.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg