Na próxima semana, haverá trinta e três serviços de urgência a trabalhar com constrangimentos. Serviços de Urgência do Hospital de Beja e Centros de Saúde de Castro Verde, Moura e Odemira funcionam em pleno entre 10 e 17 de dezembro.
Trinta e três serviços de urgência em todo o país vão estar a funcionar com limitações na próxima semana, verificando-se uma “melhoria real” nas especialidades com constrangimentos, indicou a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (DE-SNS), esta sexta-feira.
Segundo o novo plano de reorganização da rede dos serviços de urgência do SNS, para o período entre 10 e 17 de dezembro, serão 50 unidades a funcionar em pleno (60%), dos 83 pontos em todo o país, e nas restantes verifica-se “uma melhoria real nas especialidades com constrangimentos e dos dias com limitações”.
A Região do Alentejo tem os 12 pontos de urgência existentes sem constrangimentos e no Algarve três das seis urgências estarão condicionadas.
Situação no distrito de Beja
Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, EPE – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica
Unidade Hospitalar do Baixo Alentejo (Hospital de Beja) – Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica – sem constrangimentos
Centro de Saúde de Castro Verde – Serviço de Urgência Básica – sem constrangimentos
Centro de Saúde de Moura – Serviço de Urgência Básica – sem constrangimentos.
Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, EPE
Centro de Saúde de Odemira – Serviço de Urgência Básica – sem constrangimentos.
No documento (Deliberação SU Nacional 10-17 DEZ), a Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde lembra que a pressão das infeções respiratórias, “fruto da sua sazonalidade e das temperaturas mais baixas que estão a ocorrer, traz novos desafios em termos de doença aguda”.
Teixeira Correia
(jornalista)