Tecnocrónica: cibersegurança, IA e… começam os melhores do ano.


A União Europeia está apostada em implementar o Regulamento Ciber-Resiliência, uma nova ferramenta que vai obrigar a que todos os produtos colocados no mercado da UE sejam ciberseguros.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/Tavira

Com este regulamento, os fabricantes de hardware e software terão de aplicar medidas de cibersegurança ao longo de todo o ciclo de vida dos produtos após a sua colocação no mercado. Os fabricantes serão legalmente obrigados a fornecer aos utilizadores atualizações de segurança em tempo útil durante vários anos após a compra.

Através destas medidas, o novo ato legislativo obrigará os fabricantes a serem mais transparentes e responsáveis no que respeita à segurança dos seus produtos, o que permitirá aos utilizadores fazer escolhas mais informadas e mais seguras.

Ficamos à espera da entrada em vigor do Regulamento Ciber-Resiliência.

Durante o ano de 2023 os sistemas de deteção da Kaspersky identificaram quase 125 milhões de ficheiros maliciosos. Em média, foram descobertos 411.000 ficheiros maliciosos todos os dias. O valor representa um aumento de quase 3% em relação ao ano anterior.

Segundo os investigadores, o Windows continuou a ser o principal alvo de ciberataques, sendo visado por 88% de todos os ficheiros com malware detetados diariamente.

As famílias de malware disseminadas através de scripts e diferentes formatos de documentos estão entre as três principais ameaças, representando 10% de todos os ficheiros maliciosos detetados diariamente.

A inteligência artificial (IA) parece ter entrado na vida e na rotina diária dos portugueses.

De acordo com o estudo “A Perceção da Inteligência Artificial pelos Consumidores”, realizado pelo GroupM., 96% dos portugueses sabem o que é a IA e 70% utilizam a tecnologia no seu dia-a-dia.

Um melhor e mais rápido acesso à informação, a poupança de tempo e a melhoria de áreas-chave da sociedade como a saúde ou a segurança são apontados como as vantagens principais da IA.

No que toca ao recurso a ferramentas de IA, as aplicações de reconhecimento facial e de voz, ou de tradução automática são identificadas como as mais utilizadas, mas é o ChatGPT que surge, por uma margem acentuada, como a aplicação mais reconhecida pela população (93% dos inquiridos).

A revista TIME apresentou a sua lista dos melhores jogos de 2023.

No caso da TIME, títulos como Street Fighter 6, Sea of Stars e Pikmin 4 não conseguiram entrar na lista, mas há muitos nomes bem populares a demonstrar como em 2023 o mainstream conseguiu surgir aliado a uma qualidade incrível.

Alan Wake 2 da Remedy Entertainment foi coroado como o melhor de 2023 para a TIME, com o segundo lugar entregue a Baldur’s Gate e o terceiro posto a Spider-Man 2.

Certo é que são três títulos ocidentais nos três melhores jogos do ano, algo que não deve suceder nas listas vindas do oriente.

E no cinema o destaque vai para a estreia do filme “Wonka”.

Baseado na extraordinária personagem central de “Charlie e a Fábrica de Chocolate”, o livro infantil mais icónico de Roald Dahl e um dos mais vendidos de todos os tempos, “Wonka” conta a maravilhosa história de como o maior inventor, mágico e mestre chocolateiro do mundo se tornou no adorado Willy Wonka que conhecemos hoje.

Timothée Chalamet surge no papel principal, com Olivia Colman e Hugh Grant também no elenco. Paul King é o realizador.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=RPi0w9FuRUw&t=2s


Share This Post On
468x60.jpg