IPBeja: Instituição decretou três dias de luto por morte de Gefrison Candé.


A presidência do Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) declarou “três dias de luto institucional, com afixação da bandeira a meia haste” pelo falecimento de Gefrison Candé, aluno do curso de Engenharia Informática da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG), ocorrido na tarde de domingo no decurso de um jogo de futebol em Mértola.

Em nome de toda a comunidade, a instituição apresentou à família de Candé “as mais sinceras condolências”, lamentando profundamente a morte do jovem guineense que há vários anos estudava no IPBeja, vivendo numa das suas Residências Estudantis, e que deveria este ano concluir a sua licenciatura. Resultante de protocolos com os países de origens há vários anos que dezenas de estudantes dos PALOP, tiram as suas licenciaturas nas quatro escolas superiores no Instituto.

Também a direção da Associação de Futebol de Beja (AFBeja) veio a público lamentar a morte de Gefrison, que há poucas semanas tinha completado 28 anos de idade e “endereça as mais sentidas condolências à família e amidos, bem como a toda a estrutura do Futebol Clube Albernoense, equipa onde o guineense jogava.

Na reunião semanal da direção, a AFBeja deverá decretar a realização de um minuto de silêncio em todas as provas a disputar no próximo fim-de-semana nas competições que organiza, sendo garantido que o jogo entre o Albernoense e o Cabeça Gorda a realizar no próximo sábado, 13 de janeiro, no campo de Albernoa, foi de imediato adiado.

Também o presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, manifestou o pesar e apresentou as condolências à família, clubes e amigos do jogador, devendo marcar presença nas cerimónias fúnebres do jogador.

Fonte do Futebol Clube Albernoense (FCA) disse ao Lidador Notícias que “mais do que um jogador, perdemos um Homem excecional e que tinha um futuro risonho. Estamos destroçados”, acrescentando que perante a família que está na Guiné “o clube assumiu que faz tudo o que for necessário para que o corpo do Gefrison receba o descanso junto na sua terra natal”.

A mesma fonte deixou um “muito obrigado” a todas as pessoas que estiveram envolvidas na assistência ao malogrado jogador “num quadro muito difícil de reversão. Só podemos estar reconhecidos”, rematou.

Recorde-se que Gefrison Candé, de 28 anos, jogador do Futebol Clube Albernoense, faleceu na tarde de ontem durante o jogo que a sua equipa disputava em Mértola, contra o São Domingos Futebol Clube, relativo à 11ª jornada da Série A do Campeonato Distrital da 2ª Divisão da Associação de Futebol de Beja.

O atleta desmaiou no decorrer da partida, eram 15,09 minutos, estando jogados nove minutos da primeira parte, ainda foi transportado para o Hospital de Beja, local onde acabou por falecer. A partida foi de imediato dada por terminada.

O corpo de Gefrison Candé foi tresladado para o Gabinete Medicina-Legal de Beja onde vai ser autopsiado, para depois ser transportado por via aérea para Bissau. 

Teixeira Correia

(jornalista)

Foto: FCAlbernoense


Share This Post On
468x60.jpg