O ensino superior profissional vai chegar ao concelho de Ourique, com a implementação, em 2024-2025, de um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Tecnologias para a Gestão da Qualidade e Segurança, numa parceria entre o MunicÃpio de Ourique, o Instituto Politécnico de Beja (IPBeja) e o Centro Qualifica.
A iniciativa abre novas oportunidades de formação e qualificação para os jovens e adultos na comunidade!
Esta parceria representa um avanço em termos de oferta educativa e um importante impulso para o desenvolvimento local e regional. O protocolo assinado entre o IPBEJA e o MunicÃpio de Ourique tem como objetivo a implementação do Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Tecnologias para a Gestão da Qualidade e Segurança, em Ourique.
Os CTeSP são cursos de ensino superior com um cariz prático, tendo a duração de dois anos, onde se inclui um estágio de 6 meses. Podem candidatar-se todos os titulares do 12.º ano de escolaridade, de um curso profissional de nÃvel 4, ou habilitação legalmente equivalente. Os CTeSP garantem um diploma de nÃvel 5, o que significa que não atribuem grau académico superior, mas permitem, depois da conclusão do CTeSP, a candidatura a uma licenciatura e ter equivalências, encurtando assim o perÃodo de estudos.
O MunicÃpio de Ourique manifestou o seu apoio inequÃvoco a este projeto, reconhecendo-o como uma mais-valia para os ouriquenses e para toda a região. A chegada do ensino superior profissional a Ourique abre novas oportunidades de formação e qualificação para os jovens e adultos na comunidade, contribuindo para um futuro mais promissor e dinâmico.
Com esta parceria, Ourique reafirma o seu compromisso com a educação e o progresso, colocando-se no mapa como um destino de excelência para a formação técnica e profissional.
Está previsto que o Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) de Tecnologias para a Gestão da Qualidade e Segurança em Ourique inicie no ano letivo 2024/2025. Futuramente, serão facultadas mais informações sobre o local, candidaturas e prazos, condições de acesso, estrutura curricular e número de vagas.