Legislativas 24: Rescaldo dos resultados no distrito de Beja.


Partido Socialista vencedor absoluto, mas com menos votos e a perda um de deputado. Chega a segunda força no distrito. CDU sem deputados.

Tal como em 2019 e 2022, o PS ganhou nos 14 concelhos do distrito de Beja, mas na globalidade conseguiu menos 12% e menos 5 mil votos, o que levou à perda de um dos dois deputados que tinha conseguido naqueles dois atos eleitorais.

Ao nível de freguesias, os socialistas conquistaram 77 das 85 freguesias, menos quatro do que nas eleições de 2022. O Chega alcançou vitórias em quatro freguesias, Amareleja e Póvoa São Miguel (Moura) e Longueira/ Almograve e Vila Nova de Milfontes Odemira) o que sucedeu pela primeira vez. A CDU ganhou em três freguesias, São João dos Caldeireiros (Mértola) e Pias e União de Freguesias de Vila Nova de São Bento e Vale Vargo (Serpa), menos uma que há dois anos e a AD conquistou a freguesia de Santana da Serra (Ourique) o que não sucedia desde 2015, quando PSD e CDS concorreram coligados.

O Chega tornou-se na segunda força política do distrito e elegeu um deputado e a AD voltou a eleger um deputado tal como sucedera em 2015. Por seu turno a CDU desaparece em 50 anos do espectro político eleitoral em atos constituintes ou legislativos.

Teixeiras Correia

(jornalista


Share This Post On
468x60.jpg