Tecnocrónica: muita IA e muito sobre videojogos nestas linhas


A Randstad apresentou recentemente o estudo “A IA e o mercado de trabalho português”.

Ademar Dias

Jornalista 

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

De acordo com os resultados, em Portugal estima-se que a inteligência artificial possa levar à perda líquida de 80,3 mil empregos, que se traduzem na automatização de 481 mil empregos e na criação de 400 mil empregos.

As estimativas colocam no topo dos empregos atuais que poderiam estar em risco os setores das atividades administrativas e das atividades informáticas e telecomunicações.

E de acordo com dados da Goldman Sachs, estima-se que 18% do trabalho poderia ser automatizado pela IA a nível mundial, principalmente nas economias desenvolvidas, impacto que poderia conduzir a um aumento da produtividade e, consequentemente, do PIB mundial anual em 7%.

A Unity publicou um relatório sobre a integração de ferramentas de Inteligência Artificial na indústria. De acordo com o relatório, uns impressionantes 62% dos estúdios estão agora a utilizar a IA em várias fases da criação de jogos, o que representa um aumento substancial da sua utilização. Esta mudança de padrão reflete a alteração no setor do desenvolvimento de videojogos.

Uma das principais motivações desta onda de adesão é a procura de ganhos de eficiência. Com o tempo médio de lançamento dos jogos a aumentar de 218 para 304 dias no período entre 2022 e 2023, os criadores estão a recorrer a soluções baseadas em IA para simplificar os processos e acelerar a execução. Em particular, 71% dos estúdios atribuem melhorias na produção de jogos ao recurso à IA, reduzindo efetivamente o tempo necessário para o lançamento.

É o futuro no presente!

O Steam não dá mostras de abrandar, sendo uma das plataformas de eleição para milhões de jogadores de todo o mundo.

A plataforma tem batido recordes atrás de recordes e no dia 17 de março voltou a fazê-lo: 36,3 milhões de jogadores estiveram a jogar em simultâneo.

De acordo com os mais recentes dados, 11.5 milhões desses jogadores estavam ativamente online e a jogar no momento em que o recorde foi estabelecido, com os outros 25 milhões conectados mas apenas a usar a plataforma.

Resta saber quando será batido este recorde, porque uma coisa é certa: vai!

Uma publicação partilhada pela HMD na rede social X indica que a empresa, responsável pela venda de telemóveis da Nokia, poderá lançar uma nova versão do 3310, tão somente o dispositivo mais famoso da marca finlandesa.

A publicação avisa que “um ícone vai regressar em maio”, com a imagem a ter um balão (que remete para uma comemoração: a Nokia foi fundada em maio de 1965) e a face traseira de um telemóvel semelhante à versão do 3310 lançada em 2017.

Recorde-se que o Nokia 3310 é um dos dispositivos mais populares de sempre e marcou sobretudo a geração que começou a ter telemóveis no começo dos anos 2000.

No cinema destaque para a estreia do filme “Caça-Fantasmas – O Império do Gelo” (“Ghostbusters: Frozen Empire” no título original.

Nesta nova entrega, a família Spengler regressa ao local onde tudo começou – o icónico quartel de bombeiros de Nova Iorque – para se juntar aos Caça-Fantasmas originais, que desenvolveram um laboratório ultrassecreto que eleva a destruição de fantasmas ao próximo nível. Mas quando a descoberta de um artefato antigo liberta uma força maligna, novos e velhos Caça-Fantasmas devem unir forças para proteger o seu lar e salvar o mundo de uma segunda Era do Gelo.

Realizada por Gil Kenan, a película conta com muitos nomes conhecidos no elenco. Paul Rudd, Mckenna Grace e Carrie Coon são apenas alguns deles.

Pode espreitar o trailer em https://www.youtube.com/watch?v=tJB8moHhtw0


Share This Post On
468x60.jpg