Beja: Traficantes da Amadora julgados por tráfico de estupefacientes. Abasteciam consumidores de vários concelhos da região.


Durante seis meses, dois indivíduos fizeram viagens regulares entre o bairro do Casal da Mira, na Amadora, a Beja, Ferreira do Alentejo e Aljustrel, para abastecerem de forma direta diversos consumidores.

O que não sabiam é que estavam a ver seguidos por agentes da Esquadra de Investigação Criminal (EIC) da PSP de Beja.

João Semedo, de 33 anos e Fábio Ramos, de 37 anos, foram detidos na tarde de 22 de junho do ano passado, depois de abastecerem consumidores na aldeia de Rio de Moinhos, no concelho de Aljustrel. O chefe do esquema era João, que a partir de determinada altura passou a contar com a colaboração de Fábio, que estava desempregado e sem receber qualquer ajuda financeira.

Os dois arguidos foram apanhados em escutas a combinar a venda de estupefacientes e foram vigiados por agentes da Departamento de Investigação Criminal (DIC) e da Divisão Policial da Amadora da PSP, tendo depois sido seguidos e detidos pelos investigadores da EIC após a saída da Autoestrada 2 (A2).

Quando foram abordados, os dois indivíduos tinham no interior da viatura onde se faziam transportar, 187 doses de heroína e 653 doses de cocaína, além de 305 euros em numerário e três telemóveis.

Feita uma busca domiciliária à residência de João Semedo foram apreendidos 4.010 euros, 3.210 euros escondidos numa bolsa, disfarçada numa tábua de passar a ferro e 800 euros escondidos numa caixa no interior de uma mesa de cabeceira. Para iludir os polícias duas balanças de precisão estavam “camufladas”: uma escondida atrás de espelho num quarto e outra no balde do lixo, além de um pacote com mais de 600 gramas de cafeína e paracetamol, utilizados como produto de corte.

Acusados do crime de tráfico de estupefacientes aos dois arguidos foi-lhes aplicada a medida de coação mais gravosa, a prisão preventiva, tendo recolhido ao Estabelecimento Prisional de Beja, onde aguardam julgamento. No entanto, pela prática de três crimes de condução sem habilitação legal e um de falsificação ou contrafação de documentos, Fábio Ramos tinha sido condenado em 2020 e 2021, a duas penas suspensas de 18 meses cada, tendo passado a cumprir as referidas penas um mês depois de estar em preventiva.

O julgamento começa no próximo dia 2 de abril, data em que Fábio Ramos completa 38 anos.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg