Fernando Emílio, faleceu esta sexta-feira, no mesmo dia que há 40 anos morreu Joaquim Agostinho, o melhor ciclista português de sempre. A última prova que acompanhou foi a Volta ao Alentejo que se realizou de 20 a 24 de março.
Alentejano natural do Ciborro, em Montemor-o-Novo, mas a residir em Évora, Fernando Emílio morreu esta sexta-feira, aos 77 anos. Com uma paixão e entusiasmo ímpares pelo ciclismo, uma das várias modalidades nas quais se especializou durante a carreira, o jornalista era um dos mais experientes e reconhecidos na área. Morreu exatamente 40 anos depois de Joaquim Agostinho, o melhor ciclista português de sempre.
Nos últimos 50 anos, Fernando Emílio contou as histórias e aventuras da Volta a Portugal em Bicicleta. Em 2023, durante a prova, foi homenageado em Estremoz pela organização e recebeu as insígnias de Sócio de Mérito da Federação Portuguesa de Ciclismo, como reconhecimento pelo trabalho dedicado à modalidade, numa cerimónia que contou com diversas entidades, amigos e família.
De acordo com informação da família, o velório será hoje, dia 11 de maio, a partir das 16 horas na Igreja da Sagrada Família, nos Álamos em Évora. O funeral será no amanhã às 15 horas e o corpo irá seguir para o cemitério do Espinheiro em Évora.
Teixeira Correia
(jornalista)