Tecnocrónica: decadência digital, regras para IA e um copiloto.


Um novo estudo do Pew Research Center revela que um quarto das páginas web criadas entre 2013 e 2023 já não está acessível. Chamado de “decadência digital”, o fenómeno mostra que na maioria dos casos os conteúdos foram removidos, mas os sites que os hospedavam permanecem ativos.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Quanto mais antigos os conteúdos, mais acentuada é a tendência: cerca de 38% das páginas web que existiam em 2013 não estão disponíveis hoje, em comparação com 8% das páginas que existiam em 2023.

O estudo examinou sites governamentais, de notícias e na secção “Referências” da Wikipédia, encontrando uma prevalência significativa de links quebrados. Segundo as contas, 54% das páginas da Wikipédia possuem pelo menos um link de referência que já não existe. Cerca de 23% das páginas de notícias e 21% das páginas governamentais contêm links inativos.

O Conselho da União Europeia deu ‘luz verde’ final à Lei da Inteligência Artificial (IA), a primeira legislação a nível mundial para esta tecnologia, para salvaguardar direitos fundamentais no espaço comunitário, em vigor dentro de semanas.

Em comunicado, a instituição europeia indica que “aprovou hoje uma lei inovadora que visa harmonizar as regras relativas à inteligência artificial, a chamada lei da inteligência artificial”.

“A legislação emblemática segue uma abordagem ‘baseada no risco’, o que significa que quanto maior for o risco de causar danos à sociedade, mais rigorosas são as regras”.

Estão definidas várias regras para classificação dos sistemas de IA como de alto risco com a proibição de certas práticas, a inclusão de modelos de IA para fins gerais, uma nova arquitetura de governação e medidas de apoio à inovação e de transparência e proteção dos direitos fundamentais.

A Microsoft anunciou novos computadores Copilot+, novos dispositivos Windows desenvolvidos para tirar o máximo proveito da Inteligência Artificial, uma área na qual a companhia tem feito significativos esforços e avanços, ao longo dos últimos anos.

Os novos Copilot+ permitem pesquisa e recuperação de informação de forma melhorada, com a funcionalidade Recall que permite aceder virtualmente a tudo o que vês ou fizeste no computador, permite o uso do Cocreator para criação e edição de imagens, processo no qual a IA ajuda a alcançar a melhor qualidade.

A tecnologia Live Captions oferece traduções em direto e transforma qualquer áudio que passe pelo computador numa única experiência de legendas em inglês, em tempo real no ecrã e em todas as aplicações de forma consistente. A Microsoft destaca ainda o Windows Studio que foi melhorado para maior acessibilidade, a assistente pessoal IA.

Continuamos com a Microsoft uma vez que esta demonstrou como a tecnologia Copilot IA vai ajudar os jogadores em tempo real.

A inteligência artificial será capaz de analisar o teu progresso para oferecer ajudas personalizadas. A apresentação de dicas sobre como lidar com determinadas situações passa a ser possível.

Com a ajuda da Copilot IA, a Microsoft poderá revolucionar a forma como procuras por ajuda e dicas nos teus videojogos, tornando muito dinâmica a funcionalidade. Poderá ser uma funcionalidade com o potencial para modificar os hábitos dos jogadores e reduzir muita frustração quando se fica bloqueado ou não se consegue encontrar um desejado segredo.

E no cinema destacamos a estreia de um filme de ação, nomeadamente “Furiosa – Uma Saga Mad Max”.

A sinopse desta película conta-nos que à medida que o mundo desabava, a jovem Furiosa é retirada do Lugar Verde das Muitas Mães e cai nas mãos de uma grande Horda de Motociclistas liderada pelo Senhor da Guerra Dementus. Varrendo o Deserto, deparam-se com a Cidadela presidida por Immortan Joe. Enquanto os dois tiranos guerreiam pela supremacia, Furiosa tem de sobreviver a muitas provações enquanto reúne os meios para encontrar o caminho de volta a casa.

Anya Taylor-Joy e Chris Hemsworth protagonizam este filme, num elenco que conta ainda com a participação de Angus Sampson.

George Miller é o realizador.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=pecDP3jG59I


Share This Post On
468x60.jpg