Tecnocrónica: vulnerabilidades, carregamentos instantâneos e Playables.


Um estudo recente da Reuters Institute and Oxford University, que teve como base um inquérito a 12.000 pessoas de seis países (Argentina, Dinamarca, França, Japão, Reino Unido e Estados Unidos), concluiu que, afinal, são poucas as pessoas que utilizam regularmente ferramentas de inteligência artificial generativa como o GhatGPT, Gemini ou Copilot.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

Os dados mostram que são os utilizadores mais jovens os que estão mais a adotar a tecnologia. Entre os 18 e os 24 anos, 56% dizem que utilizaram pelo menos uma vez. Apenas 16% utilizaram na faixa etária acima dos 55 anos. Ainda existem entre 20-30% de utilizadores online que nunca ouviram falar dos modelos mais populares de IA.

O ChatGPT é o modelo mais conhecido das ofertas, com 50% dos inqueridos a destacarem-no, além de ser o mais utilizado de todos. Mas isso não significa que seja realmente adotado no dia-a-dia das pessoas. Na investigação, a conclusão é que o uso do ChatGPT é raro, com apenas 1% a assumir uma utilização diária no Japão, 2% na França e Reino Unido e 7% nos Estados Unidos.

Por questões de segurança e possíveis explorações de vulnerabilidades do género “zero-click”, deve-se, pelo menos uma vez por semana, desligar e voltar a ligar o smartphone.

O conselho é da agência de segurança nacional dos Estados Unidos (NSA) que, assim, aconselha todos os cidadãos a fazerem um reset à memória, desligando o sistema e reiniciando o smartphone.

A NSA deixou mais sugestões, como por exemplo desligar o Bluetooth sempre que não estiver a utilizá-lo.

Outra… desligar o Wi-Fi quando não é necessário e apagar todas as redes não utilizadas.

Investigadores da Universidade do Colorado descobriram uma nova técnica que permite carregar dispositivos eletrónicos de forma (quase) instantânea.

O estudo, publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences, indica que um telemóvel demoraria apenas 60 segundos para ser recarregado a 100%. A solução parece estar no movimento dos iões, com o estudo a descrever a técnica necessária para criar um movimento mais eficiente e, portanto, mais rápido.

É improvável que esta inovação venha a estar entre nós nos próximos tempos, uma vez que é necessário mais pesquisa e investigação antes da tecnologia se materializar em produtos prontos para chegar ao mercado.

O YouTube anunciou uma nova área na plataforma dedicada a videojogos.

A denominada Playables conta com mais de 75 jogos que todos os visitantes do YouTube podem jogar. Esta nova área está disponível tanto na versão desktop como na versão mobile e tem títulos como ‘Angry Birds’ e ‘Cut the Rope’.

O YouTube Playables ainda não está disponível em todas as regiões, mas foi anunciado que vai “abranger a disponibilidade a mais utilizadores nos próximos meses”.

E no cinema destaque para um regresso… “Bad Boys – Tudo ou Nada” (“Bad Boys: Ride or Die” no original) marca o regresso da dupla Will Smith e Martin Lawrence aos seus icónicos papéis de polícias em Miami.

Numa mistura de ação eletrizante e comédia sem limites, a novidade agora é que a dupla está em fuga.

A realizador também é dupla, com Adil El Arbi e Bilall Fallah a assumirem esta responsabilidade.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=64CTcIcU5dE


Share This Post On
468x60.jpg