Castro Verde: Lunding Mining põe Somincor à venda.


A venda da mina de Neves-Corvo, explorada pela Somincor, poderá ser um dos negócios do ano. Prazo para a entrega de ofertas termina na quarta-feira.

A Lundin Mining pôs à venda a Somincor, empresa que tem a exploração da mina de Neves-Corvo, e aguarda por ofertas até esta quarta-feira, apurou o ECO junto de fontes que conhecem o dossiê. O encaixe desta operação — que está a ser conduzida pelo Banque de Montréal e deverá suscitar o interesse de vários candidatos — servirá para financiar a exploração de outros investimentos da companhia canadiana na Argentina e no Chile para a produção de cobre.

A venda da Somincor, a concretizar-se, poderá mesmo ser um dos negócios do ano em Portugal. No passado mês de junho, a Bloomberg revelou que a Lundin Mining estaria a avaliar a venda de dois ativos na Europa, um dos quais a mina de Neves-Corvo e o outro uma mina na Suécia. Jack Lundin, filho do fundador da companhia, Lukas Henrik Lundin (que morreu em 2022), garantiu à agência que a empresa não precisava de vender ativos para financiar os investimentos na Argentina e no Chile, em minas de cobre, mas outra fonte conhecedora do processo garantiu ao ECO que o processo de venda de Neves-Corvo está mesmo em fase de entrega de propostas. Até ao momento, não foi possível obter qualquer esclarecimento da Lunding Mine sobre este negócio.

Já há cerca de dois anos, a Lundin Mining estaria a avaliar a venda da exploração em Portugal, notícia que foi avançada, à data, pela Bloomberg. Neves-Corvo é a maior mina de Portugal, produz cobre e zinco e terá um resultado operacional da ordem dos 100 milhões de euros. Em agosto de 2022, a Bloomberg antecipava um valor de referência na casa dos mil milhões de euros para a venda da Somincor.

A mina de Neves-Corvo tem cinco grandes jazigos em produção (Neves, Corvo, Graça, Zambujal e Lombador). E de acordo com informação oficial da empresa, o processamento do minério em Neves-Corvo é feito através de duas lavarias. A Lavaria do Cobre processa aproximadamente por ano 2,6 milhões de toneladas de minério de cobre. A Lavaria do Zinco, que processa minério de zinco ou chumbo, tem capacidade de tratar anualmente cerca de 2.5 milhões de toneladas por ano. Mas, segundo a Bloomberg, a Somincor produziu cerca de 109 toneladas de zinco e 34 toneladas de cobre em 2023

“A mina de Neves-Corvo está concessionada à Somincor, que, desde novembro de 2006, é subsidiária da Lundin Mining. A Somincor foi constituída em 24 de julho de 1980 após ter sido descoberto, em 1977, um depósito de sulfuretos contendo quantidades significativas de metais básicos, predominantemente cobre, estanho e zinco. Neves-Corvo é uma mina subterrânea onde existem cinco jazigos de sulfuretos maciços: Neves, Corvo, Graça, Zambujal e Lombador“, lê-se no sítio da empresa.

Em 2022 a faturação da Somincor apresentou uma queda face ao ano anterior, para 411 milhões de euros, e os lucros terão sido da ordem dos 13 milhões de euros.

Notícia: Lidador Notícias/ Eco.sapo


Share This Post On
468x60.jpg