Alqueva: Ministra diz que Espanha pagará água. Espanhóis desmentem que vão pagar dois milhões.


Maria da Graça Carvalho, ministra do Ambiente afirmou que a verba a pagar por Espanha será de dois milhões de euros por ano. Madrid desmente ministra: espanhóis não vão pagar dois milhões por água do Alqueva.

O presidente da empresa do Alqueva, José Pedro Salema, considerou hoje que o pagamento que Espanha vai começar a fazer por água captada nesta albufeira, no Alentejo, acaba com uma “injustiça muito grande”.

“Temos identificado este tema há muito tempo como uma injustiça muito grande, porque há beneficiários a 100 metros uns dos outros e uns pagam e outros não”, pelo que, “quando for resolvida, ficaremos muito satisfeitos”, afirmou.

O responsável da Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva (EDIA) falava depois de a ministra do Ambiente ter anunciado, na terça-feira, que este pagamento deverá constar do acordo a assinar entre os dois países, em setembro.

Segundo a ministra Maria da Graça Carvalho, a verba a pagar por Espanha será de dois milhões de euros por ano.

O presidente da EDIA explicou que os beneficiários do lado português pagam pela água que captam na barragem do Alqueva, ao contrário dos agricultores com captações do lado de Espanha, que não têm qualquer encargo.

Madrid desmente ministra: espanhóis não vão pagar dois milhões por água do Alqueva

Esta semana, a ministra do Ambiente e Energia de Portugal, Maria da Graça Carvalho, anunciou que o Governo de Madrid vai pagar dois milhões de euros anuais, “que são devidos” pela captação de água da albufeira alentejana. O Governo de Madrid diz que é mentira.

“O acordo entre Portugal e Espanha relativamente à utilização da água da albufeira de Alqueva terá de esperar”, escreve esta quarta-feira o ABC de Sevilha. De acordo com o jornal espanhol, o ministério espanhol da Transição Ecológica e Desafio Demográfico negou que no próximo dia 26 de setembro seja assinado um contrato entre os dois países ibéricos que exige o pagamento de dois milhões de euros por ano pelo uso da água do Alqueva pelos agricultores espanhóis. 


Share This Post On
468x60.jpg