Autarquias: Aljustrel é a décima segunda que mais tempo demora a pagar aos fornecedores.


O Município de Aljustrel é um dos que pagavam a mais de 60 dias e que agravou a situação no segundo trimestre de 2024. Passou a pagar a 76 dias quando pagava a 73.

A demora a pagar aos fornecedores por parte da autarquia da “Vila Mineira” tem vindo sempre em crescente desde há um ano a esta parte, uma vez que em 30 de junho de 2023 pagava a 51 dias e um ano depois paga a 76 dias, de acordo com os dados divulgados pela Direção-Geral das Autarquias Locais, citados pelo Eco/Sapo.

Os dados revelam que o Município de Aljustrel passou dos 51 dias, no segundo trimestre do ano, para 53 no terceiro trimestre e subiu 20 dias, passando a no final do ano para 73 dias. No final do primeiro trimestre de 2024 manteve os mesmos 73 dias, passando a 76 no final do passado mês de junho.

Num universo de 208 municípios para os quais existem dados (não os há para os restantes 100 municípios do país), oito demoravam mais de 90 dias a pagar as faturas a fornecedores, mais três do que no trimestre anterior. Mas, no primeiro trimestre só havia 99 municípios com informação validada no Sistema de Informação para o Subsetor da Administração Local (Sisal). Com pagamentos a mais de 60 dias, segundo os dados da DGAL, há 17 autarquias, sendo que Aljustrel é a única do Alentejo que integram essa lista.

Diga-se também que o ranking dos prazos médios de pagamento das autarquias há muito que padece de falta de comparabilidade. O Eco/Sapo destaque que desde o quarto trimestre de 2019 que não existe uma listagem completa que inclua os 308 municípios devido às dificuldades técnicas de adaptação ao novo Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) introduzido em 2020. Não é só o prazo médio de pagamento dos municípios que é afetado. Também a aferição do seu nível de endividamento foi afetado.

Notícia: Lidador Notícias/Eco.Sapo


Share This Post On
468x60.jpg