Entre 21 de setembro e 3 de outubro de 2025, diversas esquadras de voo de países membros da NATO e parceiros irão encontrar-se na Base Aérea N.º 11, em Beja, para participar no exercício anual NATO Tiger Meet (NTM25).
O anúncio foi feito pela Força Aérea Portuguesa na sua página na internet e confirma a notícia do Lidador Notícias do passado dia 17 de junho, em que revelava que o NTM25 se realizaria na BA11, organizado pela Esquadra 301-”Jaguares”, da BA 5, Monte Real.
A 61ª edição do NTM25, evento definido como o maior encontro mundial de Esquadras de Voo Tigres, é organizado pela NATO Tiger Association (Organização do Tratado do Atlântico Norte).
Aquele que é um dos exercícios mais importantes e prestigiantes realizado na Europa, representa uma oportunidade única para os participantes testarem técnicas, táticas e procedimentos em cenários contestados, exigindo soluções em múltiplos domínios.
O exercício irá sincronizar diversos meios aéreos, navais, terrestres, cyber & space assim como elementos de quinta geração, fomentando uma elevada dinâmica de interoperabilidade.
O NATO Tiger Meet, criado pela NATO Tiger Association, remonta a sua origem a 1961. Em 2025 Portugal recebe este exercício pela quinta vez, sob organização, planeamento e execução da Força Aérea Portuguesa, sendo a quarta vez que a Base Aérea 11 recebe a NTM onde estão presentes aeronaves militares e aeronáuticas e esquadrões de voo de diversos países.
Na última edição realizada na BA11, devido à pandemia de covid-19, algumas atividades não se realizaram, como os casos do festival aéreo, da exposição estática de aeronaves e do tradicional dia Open Base.
Em Portugal o primeiro NTM realizou-se em 1986, na BA6, no Montijo, o segundo em 1996, o terceiro em 2002 e o quarto em 2021, estes três tendo como cenário a BA11, em Beja.
Teixeira Correia
(jornalista)
NTM2025: Símbolo pela FAP