Tecnocrónica: redes sociais e muitos sobre videojogos.


Um novo estudo realizado pela Incogni revelou diferenças alarmantes nas práticas de privacidade entre as principais redes sociais. A análise classifica 15 plataformas populares em cinco categorias, destacando que o Facebook possui as piores práticas de proteção de dados.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/Tavira

O Reddit destacou-se como a rede social menos invasiva em termos de privacidade, com o Snapchat e o Pinterest nas classificações seguintes. Já o Facebook, juntamente com o Messenger e o LinkedIn foram identificados como os mais invasivos, recebendo as piores pontuações.

O relatório aponta ainda que Facebook, Instagram, YouTube, Facebook Messenger e Discord retêm dados pessoais dos utilizadores por até 180 dias após a exclusão das contas.

Além disso, a Incogni destaca que o Facebook e os seus serviços associados são os menos amigáveis no que diz respeito à clareza das políticas de privacidade.

Um estudo efetuado pela Universidade de Oxford revelou que 72% dos jogadores sentem uma melhoria do seu estado de espírito quando jogam.

O estudo, publicado na Games: Research and Practice Journal, analisou dados de 8.695 jogadores de vários países, ao longo de mais de 67 mil sessões de jogo de uma edição especial de PowerWash Simulator.

A conclusão não deixa sombra para dúvidas, e é algo que muitos de nós jogadores já conhecemos: há um impacto positivo no humor quando jogamos.

Os investigadores defendem que estes resultados podem ajudar a compreender os efeitos a curto prazo dos videojogos e como podem ser benéficos para “intervenções relacionadas com o humor.” Os dados também podem ajudar a construir uma “base teórica” para averiguar os efeitos a longo prazo dos videojogos na saúde mental.

Continuando no campo dos videojogos, apresentamos cinco competências que estes ajudam a desenvolver para o mundo real.

Em primeiro lugar, completar videojogos é mais fácil quando não se está sozinho, o que significa que para alcançar certos objetivos uma ajuda pode ser benéfica. Depois, aceitar o fracasso e continuar a lutar, ou dito de outra forma, aprender com os erros e continuar a tentar. Num terceiro ponto podemos dar o exemplo de navegar em novos sítios com e sem um mapa, ou seja, os videojogos melhoram as capacidades de orientação. E se os videojogos nos obrigam a trabalhar para obter recompensas, tal quer dizer que aprendemos o valor da competência e, de certa forma, a ter uma visão a longo prazo. Por fim, pensar fora da caixa, e aqui não é preciso explicar muito, basta dizer que considerar abordagens alternativas pode trazer vantagens.

E como bónus acrescentamos: jogue, mas não em excesso. Atenção ao vício!

E no mesmo universo, um recorde. A Steam voltou a bater o recorde de jogadores na plataforma, ultrapassando os 38 milhões de utilizadores online em simultâneo.

A plataforma registou recentemente 38.339.986 utilizadores em simultâneo e o sucesso de Black Myth: Wukong continua a ajudar a subir esta fasquia. Por outro lado, Counter-Strike 2 e DOTA 2 continuam a ser dos títulos mais jogados da Steam, ocupando as posições cimeiras da tabela de forma regular.

A Steam continua, assim, a afirmar-se como a plataforma de jogos de PC mais popular.

E finalmente o cinema com um drama a ser aqui destacado entre os filmes que agora chegam às salas nacionais.

Em causa “Lee Miller – Na Linha da Frente” (ou simplesmente “Lee” no título original.

Esta é a história da antiga modelo de capa da Vogue, Lee Miller, que deixa uma vida de glamour e segue para o coração da Segunda Guerra Mundial. Armada com uma camara, uma máquina de escrever e uma credencial americana, as suas imagens e reportagens da Frente saltam das páginas da Vogue para os leitores ávidos de ambos os lados do Atlântico.

Kate Winslet é a protagonista e no elenco nota também para Marion Cotillard ou Andrea Riseborough.

Ellen Kuras assina a realização.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=DtjDOQZc380


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