O Plano 2024-2030 da Infraestruturas de Portugal para a ferrovia prevê a execução de 135 supressões de passagens de nível e 237 reclassificações, envolvendo um investimento superior a 316 milhões de euros, englobando as Linhas do Alentejo e Neves-Corvo.
Segundo a Infraestruturas de Portugal, a supressão de passagens de nível, com a construção de acessibilidades desniveladas é a única forma de garantir o atravessamento seguro da via-férrea, pelo que, em função do risco, será a solução a privilegiar, sempre que se revele técnica e economicamente viável.
O Plano 2024-2030 contempla, o tratamento integral de todas as passagens de nível públicas incluídas em Projeto de Modernização, com a supressão sempre que tal se revele necessário/viável, ou a sua reclassificação, designadamente através de automatização.
Na Linha do Alentejo nos troços Poceirão-Bombel e Casa Branca-Beja o Plano prevê a supressão de 22 passagens de nível e a construção de 22 acessibilidades desniveladas, num investimento de 32,86 milhões de euros.
Por seu turno na Lina Neves-Corvo, está prevista a reclassificação de 14 passagens de nível através de automatização, num investimento de 2,16 milhões de euros.
No Plano 2024-2030, a Infraestruturas de Portugal, prevê que as ações de supressão podem ter impacto significativo na mobilidade das populações locais, pelo que “a estabilização de soluções com os municípios gestores do território é um processo complexo e demorado”. Nesta medida tratar de forma integrada todas as passagens de nível de um município tem-se revelado a metodologia adequada.
Teixeira Correia
(jornalista)