Tecnocrónica: lixo eletrónico, compras online e algumas pequenas alterações.


O desenvolvimento da IA – Inteligência Artificial – deverá provocar um aumento do lixo eletrónico (e-waste, em inglês).

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/Tavira

Caso não sejam tomadas medidas estamos a galar de entre 1,2 e 5 milhões de toneladas métricas de resíduos só nesta década, de acordo com a investigação publicada na revista Nature Computational Science.

Na sua maioria, este lixo virá de elementos de ‘hardware’, como unidades de processamento ou armazenamento, e sistemas de energia, de acordo com o estudo.

Segundo o estudo “European Consumer Payment Report” (ECPR) da Intrum, “as redes sociais e a conveniência das compras online podem estar a contribuir para o aumento das compras impulsivas”.

“Por exemplo, 40% dos portugueses que participaram no ECPR revelam que fizeram compras por impulso após terem visto anúncios de produtos ou serviços nas redes sociais”, destaca.

43% dos portugueses admitem fazer atualmente mais compras online por impulso do que há dois anos, sendo esta tendência “ainda mais pronunciada entre adolescentes e jovens adultos, especialmente os da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010)”, com 62% dos inquiridos desta faixa etária a afirmarem que atualmente compram mais produtos e serviços online do que em 2022.

Já entre os Millennials (nascidos entre 1981 e 1996), 48% também afirmaram que agora fazem mais compras online do que há dois anos.

Moments é a mais recente novidade da Netflix. Trata-se de uma nova funcionalidade que permite aos utilizadores enviarem aos amigos excertos de séries ou filmes.

O caminho está traçado. O utilizador deve pressionar o ecrã e encontrará no canto inferior esquerdo do ecrã esta funcionalidade. Uma vez escolhido o excerto poderá rapidamente enviá-lo para amigos por via de um link comum por outras redes sociais.

Entretanto, o site The Verge indica que os Moments já estão a chegar a telemóveis iOS. Quanto ao Android, o lançamento acontecerá “nas próximas semanas”.

Adam Mosseri, executivo da Meta responsável pelo Instagram, revelou numa sessão de perguntas e respostas em vídeo que a rede social reduz a qualidade de vídeos que sejam pouco populares.

“Em geral, queremos mostrar o vídeo com a maior qualidade possível… Mas se algo não for visto durante muito tempo – porque a grande maioria das visualizações está no início – passaremos para o vídeo de qualidade inferior. E depois, se for visto novamente, renderizaremos novamente o vídeo para uma maior qualidade”, explicou Adam Mosseri.

O executivo notou que a diferença não era drástica, reconhecendo que a equipa do Instagram tem a preocupação de não impactar criadores de conteúdos de menor dimensão ou em início de carreira.

E no cinema voltamos a uma história tantas vezes contada, o drama “O Conde de Monte-Cristo” (“Le Comte Monte-Cristo” no título original), baseado no clássico da literatura de Alexandre Dumas.

Esta nova edição chega-nos de França, é realizada por Alexandre de La Patellière e Matthieu Delaporte, e no elenco são destaque os nomes de Pierre Niney, Pierfrancesco Favino e Anaïs Demoustier.

A sinopse desta película leva-nos a Marselha, ao ano de 1815. Vítima de uma conspiração sinistra, o jovem Edmond Dantès é preso no dia do seu casamento por um crime que não cometeu. Anos mais tarde é tempo de dar início à sua vingança.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=i9ilYAZDsac


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