Tecnocrónica: novos estudos, novas ferramentas e um Conclave


Um novo estudo da Universidade da Pensilvânia identificou três tipos de utilizadores da Wikipedia, os quais usam a plataforma de formas bem diferentes.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

O estudo teve como base 480 mil utilizadores da Wikipedia de 50 países diferentes e de 14 idiomas distintos, tendo sido capaz de apontar diferentes “estilos de curiosidade” capaz de moldar os internautas e utilizadores da plataforma.

Os investidores concluíram que os três tipos de utilizadores da Wikipedia são os intrometidos, os caçadores e os dançarinos.

“Os intrometidos procuram por fios soltos de novidade, os caçadores perseguem respostas específicas num percurso de projétil e o bailarino salta em rupturas criativas em áreas de conhecimento tipicamente isoladas”, explica o estudo.

A mais recente atualização do WhatsApp conta com uma novidade que pode mudar a forma como usa esta app de mensagens e tem potencial para facilitar muito o processo de separar a vida pessoal da profissional.

São as “Listas” e permitem organizar as suas conversas em diferentes listas para que seja mais simples encontrá-las. Assim, pode separar conversas por familiares, amigos próximos, antigos colegas de escola, colegas de trabalho, vizinhos, entre outros exemplos.

Ao criar uma lista, poderá ver o separador na parte superior do ecrã, e, daí, alterá-las e editá-las quando quiser. E só são visíveis para si!

Esta funcionalidade encontra-se a ser lançada gradualmente.

A Amazon anunciou uma nova funcionalidade para a Prime Video que utiliza a Inteligência Artificial (IA) e que vai permitir refrescar a memória dos apreciadores de séries mais ‘esquecidos’.

A funcionalidade, denominada X-Ray Recaps, pemite apresentar um resumo (gerado por IA) de determinadas partes de uma série, de episódios ou até de temporadas inteiras. E, de acordo com o site TechCrunch, estes resumos evitam ‘spoilers’.

Esta funcionalidade será particularmente útil, sobretudo quando começa a ver novas temporadas de séries lançadas há algum tempo e cujo enredo se pode ter esquecido entretanto.

De momento esta opção está disponível apenas nos EUA, mas é esperado que fique disponível em mais territórios ao longo dos próximos meses.

A ciência identificou a canção rock mais feliz da história da música.

Segundo o estudo Jacob Jolij, um investigador da Universidade de Groningen (Países Baixos), o estatuto pertence a ‘Eye of the Tiger’, dos Survivor, a mítica canção de “Rocky III”, lançada em 1982.

Jacob Jolij descobriu que as canções mais “felizes” têm um ritmo entre 100 e 150 batidas por minuto, e contêm, habitualmente, tons maiores. ‘Dancing Queen’, dos ABBA, e ‘Good Vibrations’, dos Beach Boys, são disso exemplo.

Apesar de tudo ‘Eye of the Tiger’ foge a esta regra, uma vez que esta canção conta com 109 batidas por minuto, mas contém mais tom menores. Já a letra, motivacional e enérgica, parece ter ajudado à conquista desta posição cimeira.

No cinema, escolhemos um drama como destaque entre os filmes que agora estreiam nas salas nacionais.

“Conclave”, do realizador Edward Berger (“A Oeste Nada de Novo”), mostra-nos um dos acontecimentos mais sigilosos e antigos do mundo: a escolha de um novo Papa.

Nesta película, o Cardeal Lawrence é encarregue de dirigir este processo secreto após a inesperada morte de um Papa muito estimado. Com os líderes mais poderosos da Igreja Católica de todo o mundo reunidos e encerrados entre as paredes do Vaticano, Lawrence encontra-se no centro de uma conspiração e descobre um segredo que poderá abalar os alicerces da Igreja.

Ralph Fiennes encabeça o elenco onde ainda constam os nomes de Stanley Tucci ou John Lithgow.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=e91TY68yiS8&t=1s


Share This Post On
468x60.jpg