A edição deste ano da Web Summit, que termina nesta quinta-feira, regista um recorde de 71.528 participantes de 153 países.
Jornalista
Rádio Horizonte Algarve/ Tavira
São 3.050 empresas a expor num “salão lotado”, com 1.066 investidores de 58 países, 953 oradores e 2.005 media, acrescentou a organização daquela que é considerada uma das maiores cimeiras tecnológicas.
Entre as 3.050 empresas que marcam presença em Lisboa, a inteligência artificial (IA) surge como a indústria mais representada, com um aumento de 16% da presença.
O foco da mais recente edição da Web Summit 2024 foi a Inteligência Artificial (IA) e, durante a abertura do evento, o primeiro-ministro anunciou um large language model (LLM) em português.
Luís Montenegro assumiu que este grande modelo de linguagem vai ser lançado no primeiro trimestre de 2025.
A ideia passará por inovar em português, “preservando o nosso idioma e utilizando a nossa cultura ao serviço da inovação”, ao mesmo tempo que se reduzem os “sérios riscos” da “dependência de LLM estrangeiros”.
Este LLM português será desenvolvido por um consórcio colaborativo de centros de investigação ligados a universidades de Lisboa (Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova e Instituto Superior Técnico, da Universidade de Lisboa), em articulação com a Fundação para a Ciência e a Tecnologia e o Centro para a IA Responsável.
Já ouviu falar do Toxic Panda? A empresa de cibersegurança Cleafly Intelligence lançou o alerta para a existência de um software malicioso capaz de infetar telemóveis Android e que se disfarça de apps populares como o Google Chrome.
Este ‘malware’, denominado Toxic Panda, tem como objetivo, de acordo com a Cleafly, obter permissões, manipular interações dos utilizadores e também recolher dados de outras apps. No limite, o Toxic Panda é capaz de recolher senhas e até levar a cabo transações monetárias fraudulentas.
Em Portugal já há casos reportados e para evitar ser vítima do Toxic Panda aconselhamos a não entrar em links enviados por endereços de e-mail ou números desconhecidos ou descarregar aplicações de lojas virtuais desconhecidas.
A plataforma de streaming Spotify ultrapassou os 250 milhões de subscritores pagos no terceiro trimestre de 2024, um aumento de 12% face ao período homólogo. A 30 de setembro, a gigante do streaming sueca somava 252 milhões de utilizadores premium, tendo conquistado 6 milhões de subscrições em três meses, 1 milhão acima do esperado.
Até ao final do terceiro trimestre, o Spotify tinha mais 16 milhões de subscritores do que no final de 2023 – terminou o ano passado com 236 milhões. A empresa espera fechar 2024 com 260 milhões de assinantes, ou seja, conquistar mais 8 milhões nos três últimos meses do ano.
Já o total de utilizadores da plataforma, uma soma que inclui subscritores mas também pessoas que optam pela versão gratuita, estava nos 640 milhões no final de setembro, num crescimento de 14 milhões face ao número registado no final de junho.
No cinema, nota para a estreia de Gladiador II, do realizador Ridley Scott.
Anos depois de testemunhar a morte do venerado herói Maximus às mãos do seu tio, Lucius é forçado a entrar no Coliseu depois da sua casa ter sido conquistada por tirânicos imperadores que agora lideram Roma com mão de ferro. Com um sentimento de revolta e o futuro do Império em jogo, Lucius terá de olhar para o seu passado como forma de encontrar força e devolver a honra e glória de Roma ao seu povo.
Paul Mescal, Denzel Washington e Connie Nielsen são os destaques do elenco.
Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=9MGX1CAuDLY