O distrito de Beja está este sábado sob aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros, pontualmente fortes e que poderão ser acompanhados de trovoadas e granizo, informou hoje o IPMA.
Este aviso emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e prevê para hoje no continente céu muito nublado e aguaceiros, por vezes fortes e acompanhados de trovoada no centro e sul, diminuindo de intensidade e frequência a partir da tarde.
O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Balanço das ocorrências entre as 15,30 horas de ontem e as 08,00 horas de hoje
O Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo (CSREPCBA) remeteu a informação relacionada com a Meteorologia Adversa por Município na Sub-Região do Baixo Alentejo, no período acima descrito, onde se registaram 15 ocorrências:
Alvito: 4 inundações, Ferreira do Alentejo: 7 quedas de árvores e Mértola: 4 limpezas de via.
O CSREPCBA informou que até ao momento não existe qualquer vítima originária das ocorrências relacionadas com as condições de Meteorologia Adversa.
A muita chuca que caiu na zona de Mértola alagou por completo o relvado sintético do Estádio Municipal (foto de cima). Durante a manhã deste sábado, os Serviços Municipais fizeram a drenagem da água. O jogo é entre o Guadiana de Mértola e o FCSerpa “B”, campeonato distrital da segunda divisão a disputar esta tarde vai realizar -se.
Recorde-se que em Beja a ocorrência registada no edifício do antigo Governo Civil, não teve a intervenção dos bombeiros: https://lidadornoticias.pt/mau-tempo-protecao-civil-chamou-a-protecao-civil-ao-edificio-do-antigo-governo-civil-de-beja/
Teixeira Correia
(jornalista)