Mobilidade: Atraso nas obras na ponte da Ribeira do Vascão fecha trânsito para Algarve até 16 de maio.


O fecho total ao trânsito automóvel na Ponte da Ribeira do Vascão, na Estrada Nacional 122 (EN122), que liga o Alentejo (Mértola) ao Algarve (Alcoutim/Vila Real de Santo António), foi prolongado até 16 de maio de 2025, devido ao “atraso ocorrido no fornecimento de equipamentos necessários para a empreitada”, justificou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Num documento enviado a diversas instituições do concelho de Mértola, a que o Lidador Notícias (LN) teve acesso, a IP refere que por causa dos referidos constrangimentos, “será necessário manter o corte integral de trânsito com recurso ao desvio já implementado”, situação que estava vigente entre o dia 1 de outubro e dia 30 de novembro, para a substituição do tabuleiro existente na ponte.

Desde aquela data, a partir de Mértola, circulando pela EN122, os veículos ligeiros e pesados até 16 toneladas, estão a set desviado para a Estrada Municipal 506 (EM), por Via Glória e depois para a EM 507, em direções a Giões, entrando de novo na EN122, com um percurso em sentido inverso para quem procede de Alcoutim/Vila Real de Santo António. Os veículos com um peso superior a 16 toneladas são desviados via Estradas Nacionais, assegurando a IP a devida sinalização nas diversas rodovias.

Na comunicação a IP acrescenta que após o dia 16 de maio de 2025, vai ser implementada a circulação alternada, com recurso a semáforos, mantendo-se o desvio do trânsito de pesados.

Aquando do início dos trabalhos, a IP revelou que a ponte, inaugurada em 1946, com um comprimento de 65 metros, iria sofrer uma reabilitação que comporta “o reforço estrutural, visando a sua durabilidade, prolongando a sua vida útil e o reforço da estabilidade”, numa empreitada com um investimento de cerca de 2,9 milhões de euros.

teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg