Tecnocrónica: dados, pesquisa e outros estudos.


O volume de dados gasto pelos portugueses, quando navegam na internet a partir de ligações de acesso fixo, bateu mais um recorde.

Ademar Dias

Jornalista

Rádio Horizonte Algarve/ Tavira

De acordo com dados analisados pela Anacom, o tráfego total de Internet em banda larga fixa aumentou 10% no 3º trimestre, em comparação com o mesmo período do ano passado. O tráfego médio mensal por acesso também cresceu, 7,2%, para uma média de 301 GB consumidos.

Neste período verifica-se também que o número de acessos de banda larga fixa aumentou em 113 mil, para um total de 4,7 milhões.

A fibra continua a ser o motor de crescimento dos acessos de banda larga fixa e representa já 68% do total. Se a fibra cresce, outras tecnologias de acesso continuam a perder terreno, como acontece com o cabo cujo número de ligações desceu para 24,4%. O número de acessos fixos suportados em redes móveis também caiu para os 5% e o mesmo aconteceu com o ADSL que já só representa 2,1% dos acessos.

Quem nunca ficou desiludido com a pesquisa interna do Windows? Provavelmente todos os que já tentaram usar esta ferramenta.

O problema parece estar a ser tratado, uma vez que a Microsoft revelou que está a desenvolver uma aplicação para pesquisa de ficheiros internos do Windows 11. Esta nova app poderá ser acedida com muita facilidade e nela o utilizador pode pesquisar ficheiros tanto no seu computador como no armazenamento cloud.

A eficiência também não foi esquecida e, como tal, existirão muitos filtros, será possível realizar pesquisas por nome, mas também por palavras-chave e até por pessoas ou autores.

A ver vamos se é desta que a pesquisa do Windows atinge o nível esperado!

Um novo estudo da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores revelou que a indústria da música e do audiovisual pode perder 22 mil milhões de euros de receitas até 2028 por causa de conteúdos gerados por Inteligência Artificial.

Segundo o estudo, desse valor calculado de perda de receita, 10 mil milhões de euros dizem respeito a quebras na indústria musical e 12 mil milhões de euros são de perdas na indústria audiovisual ao longo de cinco anos.

Por outro lado, estima-se que o valor do mercado da música e do audiovisual com conteúdos gerados por IA vai sofrer “um crescimento exponencial nos próximos cinco anos, passando de três mil milhões de euros para 64 mil milhões de euros”.

Os jogadores estão a passar mais tempo a ver vídeos sobre videojogos no YouTube e na Twitch do que a efetivamente jogar.

Segundo um novo estudo da Midia Research, os jogadores passam, em média e por semana, 8.5 horas a ver vídeos relacionados com o universo gaming e 7.4 horas a jogar.

O estudo revela ainda que 24% dos jogadores de consola e PC e 48% dos “jogadores que compram dentro do jogo”, visualizam conteúdos relacionados com videojogos com regularidade mensal, sendo que os últimos são considerados “jogadores que investem elevadas quantias de dinheiro”.

No cinema, à boleia da estreia do musical “Wicked”, regressamos à Terra de Oz.

“Wicked” é a história por contar das bruxas de Oz, tem Cynthia Erivo como Elphaba, uma jovem incompreendida por causa da sua incomum pele verde que ainda não descobriu o seu verdadeiro poder, e Ariana Grande como Glinda, uma jovem popular, dotada pelo privilégio e pela ambição, que ainda não descobriu o seu verdadeiro coração. As duas encontram-se como estudantes na Universidade de Shiz e forjam uma amizade improvável, testada após um encontro com O Maravilhoso Feiticeiro de Oz.

Esta película é realizada por Jon M. Chu.

Trailer em https://www.youtube.com/watch?v=rkV9H15abQQ


Share This Post On
468x60.jpg