A Câmara Municipal de Beja vai avançar com a instalação de um sistema de videovigilância, nas mais sensíveis da cidade, tendo já iniciado o processo junto do Comando Distrital (CDBeja) da PSP.
De acordo com informações que o Lidador Notícias (LN) apurou, o Município liderado pelo socialista Paulo Arsénio, já preencheu todos os formulários remetidos pela PSP, para que esta possa fazer a instrução processo, que tem que passar por diversas fases.
Fonte policial ligada ao CDBeja que “já houve reuniões entre as duas partes para aprofundar o assunto. Depois serão analisados os locais sobre os quais incidirá a vigilância”, e depois do processo fechado será enviado à Direção Nacional da Polícia, para certificar que o mesmo está conforme. Após a conclusão o mesmo será alvo de um parecer da Comissão Nacional de Proteção de Dados, mas que não caracter vinculativo.
Só depois de definidas as artérias e quantas câmaras serão instaladas, é que será possível ao Município avançar com o valor a investir no sistema de videovigilância.
O assunto foi abordado pela primeira vez na reunião do Executivo da Câmara de Beja, em 3 de julho, na sequência de desacatos ocorridos em diversas artérias da cidade, com particular incidência do Centro Histórico, e que levaram aos primeiros contactos entre a autarquia e a polícia.
Em Faro câmaras ajudam a resolver 39 crimes
Volvidos três meses desde que o sistema está a funcionar, Município e PSP de Faro, fazem um balanço muito positivo da instalação de 41 câmaras, 27 colocadas nas zonas de comercio e diversão noturna e as restantes 14 nos principais eixos rodoviários da cidade. Segundo as autoridades as câmaras já permitiram esclarecer 39 crimes.
Teixeira Correia
(jornalista)