Freguesias: União de Freguesias de Bicos, Colos e Vale de Santiago (Odemira) pode ser desagregada.


Dezanove novas freguesias, entre elas a de Bicos, Colos e Vale de Santiago, no concelho de Odemira podem entram na reta final da “corrida da independência”. Como entregou documentação em falta, entrou na lista e deverá ser aprovada no Parlamento.

Afinal já não vão ser 277, mas sim 296, as novas freguesias que a Assembleia da República deverá aprovar, no próximo dia 17, no processo de desagregação de 132 uniões de freguesias. Nos últimos dias, sete das uniões que tinham sido rejeitadas complementaram os processos e foram viabilizadas, anteontem, pelos grupos parlamentares, permitindo que mais 19 localidades passem a ter uma Junta só para si, a tempo das próximas eleições autárquicas, previstas para o final do verão deste ano.

Entre as novidades surge no município de Odemira a União de Freguesias de Bicos, Colos e Vale de Santiago, cujo projeto foi rejeitado por “não reunir condições”: A proposta de desagregação não respeita as condições em que as freguesias foram agregadas. A votação foi a seguinte: Contra-PSD e Chega, Favorável-PCP e A Favor-PS).

Comissão do Poder Local da Assembleia da República ratificação das votações do grupo de trabalho, no que desrespeito às desagregações das freguesias do distrito de Beja.

Aprovadas

Aljustrel – Proposta de desagregação da União de Freguesias de Aljustrel e Rio de Moinhos- (Votação: Favorável-PSD, PS, PCP, CDS/PP e Chega).

Almodôvar – Proposta de desagregação da União de Freguesias de Almodôvar e Graça dos Padrões- (Votação: Favorável-PSD, PS, PCP e CDS/PP e A Favor-Chega).

Almodôvar – Proposta de desagregação da União de Freguesias de Santa-Clara-a-Nova e Gomes Aires- (Votação: Favorável-PSD, PS, PCP e CDS/PP e Chega).

Ferreira do Alentejo – Proposta de desagregação União de Freguesias de Alfundão e Peroguarda- (Votação: Favorável-PSD, PS, PCP e CDS/PP e A Favor- Chega).

Ferreira do Alentejo – Proposta de desagregação União de Freguesias de Ferreira do Alentejo e Canhestros- (Votação: Favorável-PSD, PS, PCP, CDS/PP e A favor-Chega).

Moura – Proposta de desagregação União de Freguesias de Safara e Santo Aleixo da Restauração- (Votação: Favorável-PSD, PS, PCP, CDS/PP e Chega).

Ourique – Proposta de desagregação União de Freguesias de Garvão e Santa Luzia- (Votação: Favorável-PSD, PS, PCP e CDS/PP e A Favor- Chega).

Serpa – Proposta de desagregação da União de Freguesias de Vila Nova de S. Bento e Vale de Vargo- (Votação: Favorável-PSD, PS, PCP, CDS/PP e Chega).

Rejeitadas- Não reúnem condições

Castro Verde – Proposta de desagregação da União de Freguesias de Castro Verde e Casével- (Votação: Contra-PSD, PS, Chega e CDS/PP, Favorável-PCP). Rejeitado por “não reunir condições”: O número de eleitores é inferior ao fixado.

Moura – Proposta de desagregação da União de Freguesias de Moura (Santo Agostinho e São João Batista) e Santo Amador- (Votação: Contra-PSD, PS, Chega e CDS/PP e Favorável-PCP). Rejeitado por “não reunir condições”: A proposta de desagregação não respeita as condições em que as freguesias foram agregadas.

Odemira – Proposta de desagregação da União de Freguesia de Bicos, Colos e Vale de Santiago- (Votação: Contra-PSD e Chega, Favorável-PCP e A Favor-PS). Rejeitado por “não reunir condições”: A proposta de desagregação não respeita as condições em que as freguesias foram agregadas.

Não se qualifica como processo

Beja- Proposta de desagregação União de Freguesias de Santa Vitória e Mombeja- (Não foi considerado como processo)

teixeira Correia

(jornalista)

 


Share This Post On
468x60.jpg