Exército: Promoção ao posto de Brigadeiro-General do Coronel Tirocinado Joaquim Banquinho.


O novo Brigadeiro-General é tido nos meios militares como “um filho do RI3 e RI1 (Beja) e um oficial muito competente”, foi 2º Comandante do Regimento de Infantaria nº 3 e do Regimento de Infantaria Nº 1.

Assinada pelo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi ontem publicado em Diário da República, o decreto de homologação da promoção ao posto de Brigadeiro-General do Coronel Tirocinado de Infantaria Joaquim Manuel de Mira Branquinho.

A promoção do oficial foi efetuada por deliberação de 31 de dezembro de 2024 do Conselho de Chefes de Estado-Maior e aprovada por despacho do Ministro da Defesa Nacional de 3 de janeiro de 2025, tendo três dias depois o Presidente da República homologado a mesma.

Ascendeu ao posto de Coronel, em 16 de dezembro de 2020, dia que foi empossado no cargo de comandante do Regimento de Infantaria 13, em Vila Real, cargo que viria a deixar em 10 de janeiro de 2022, para frequentar no Instituto Universitário Militar o curso para promoção a oficial-general.

Joaquim Branquinho, nasceu em Évora, tem 55 anos de idade e 35 anos de serviço, tantos quantos os anos que vive em Beja.

Colocado no Instituto Universitário Militar, o Brigadeiro-General Joaquim Branquinho, deixa as Funções de Coordenador da Área de Ensino do Exército e passa a desempenhar as funções de Diretor do Curso de Promoção a Oficial General, curso que integra militares dos três ramos das Forças Armadas e da GNR.

Em 3 de janeiro de 2019, Marcelo Rebelo de Sousa, condecorou o oficial, que então desempenhava as funções de Adjunto do General Chefe do Estado-Maior do Exército, com a Ordem Militar de Avis, grau Comendador, de acordo com um despacho da Chancelaria das Ordens Honoríficas Portuguesas, da Presidência da República.

Da sua folha de serviços constam doze louvores, dos quais 4 concedidos pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, 6 por outros Oficiais Generais e dois por outras entidades militares. Possui várias condecorações das quais se salientam: · Ordem Militar de Avis, Grau Comendador; · 2 Medalhas de Serviços Distintos; · Medalha de Mérito Militar de 2.ª e de 3.ª classe; · Medalha D. Afonso Henriques 3.ª classe; · Medalha de Comportamento Exemplar, grau ouro.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg