Depressão Martinho: : Estragos avultados em instalações, habitações e viaturas.


Em comunicado a Câmara Municipal de Beja informou que o serviço municipal de proteção civil, em articulação com os Bombeiros Voluntários de Beja, PSP, E-REDES e os restantes serviços camarários têm vindo a intervir nas zonas mais afetadas pela depressão Martinho que assolou na madrugada de hoje o concelho de Beja.

Os maiores estragos foram sentidos na cidade em viaturas que ficaram danificadas perla queda de árvores, não havendo o registo de vítimas. O complexo desportivo Fernando Mamede também sofreu danos consideráveis ao nível da vedação, banco de suplentes, estrutura de lançamentos, postes de salto à vara, e redes de sustentação do recinto, bem como a pista de aeromodelismo.

Até ao momento o Comando sub-regional de emergência e proteção civil do Baixo Alentejo reportou que o mau tempo causou em Beja pelo menos 34 ocorrências até às 11h30, sobretudo quedas de árvores, danos em coberturas de imóveis e de outras estruturas que provocaram danos em viaturas.

As freguesias rurais mais fustigadas foram a Cabeça Gorda, onde esteve encerrada ao trânsito a EN 391, entre as duas entradas para a aldeia devido a queda de árvore de grande porte; na freguesia da Salvada há o registo de estragos no campo de jogos Terra de Pão, e ainda o registo de danos em Beringel e Penedo Gordo.

Todos os agentes de proteção civil estão a concentrar esforços para repor a normalidade na área do concelho, no curto espaço de tempo, apelando à compreensão dos munícipes.

Comunicado do Comando Distrital de Beja da PSP

O Comando Distrital de Beja da Polícia de Segurança Pública informa que, devido aos efeitos da depressão Martinho, foram registadas na cidade de Beja diversas ocorrências de danos materiais resultantes de fenómenos extremos de vento.

Até ao momento, foram reportadas sete ocorrências de queda de árvores de grande porte na via pública, provocando danos em dezasseis viaturas estacionadas. Registaram-se ainda danos adicionais em viaturas causados pela projeção de contentores de lixo e reciclagem para a faixa de rodagem.

Destaca-se também a queda de uma pernada no interior da Escola D. Manuel I, em Beja. Acresce referir que a principal via de acesso ao Hospital de Beja esteve interdita entre as 01h00 e as 05h00 devido à queda de árvores, mantendo-se disponíveis as restantes alternativas de circulação.

O Comando Distrital da PSP de Beja procedeu rapidamente ao corte e condicionamento das vias afetadas, garantindo a segurança dos cidadãos e, em colaboração com os Bombeiros locais, promoveu ações imediatas de desobstrução, limpeza e corte das árvores caídas na via pública.

Teixeira Correia

(jornalista)

Fotos: Direitos reservados


Share This Post On
468x60.jpg