Beja: Trinta mortos nas estradas do distrito no que vai decorrido do corrente ano.
A Autoridade Nacional Segurança Rodoviária (ANSR) registou nas estradas portuguesas 1488 acidentes, de que resultaram 30 mortos e 80 feridos graves. Em 19 de junho, o despiste de um autocarro na A2, perto de Almodôvar, provocou 3 mortos e a 22 de setembro, em Castro Verde, o choque de dois ligeiros com uma carroça provocou quatro mortos, uma bebé viria depois a morrer no hospital.
Trinta mortos foram registados nas estradas do distrito de Beja entre 1 de janeiro e 7 de outubro, mais 16 do que em igual período do ano passado, é o registo trágico dos acidentes, cuja estatística foi divulgada pela Autoridade Nacional Segurança Rodoviária (ANSR). Também em relação a 2013, registaram-se mais 5 vítimas mortais.
O número de feridos graves teve também um aumento ainda que menos acentuado. Até ao momento há o registo de 80, mais 5 do que em igual período do ano passado e mais 45 do que em 2013.
O número de acidentes está próximo do milhar e meio. Em 2013 registaram-se 1.442, o ano passado verificaram-se mais 26 do que no ano anterior e até ao momento esses número é superior em 46 sinistros.
Para chegar a estes números a ANSR utiliza os seguintes conceitos: vítima cujo óbito ocorre no local do acidente ou durante o respetivo transporte até à unidade de saúde e vítima de acidente cujos danos corporais obriguem a um período de hospitalização superior a 24 horas.
Quanto a vítimas mortais e feridos graves registados no distrito de Beja, entre 8 de outubro de 2013 e 7 de outubro de 2014, relativamente às mesmas datas de 2015/ 2015, há também um aumento dos casos.
O número de mortos duplicou. Passou de 18 para 36, enquanto que no caso dos feridos graves, passou de 99 para 108.
Principais acidentes com vítimas mortais nas estradas do distrito de Beja.
Aljustrel, 4 de janeiro: Armando Santos, 41 anos, mineiro nas minas de Aljustrel, natural de Montemor-o-Novo, perdeu a vida quando o automóvel saiu da estrada, tendo tido morte imediata. O acidente ocorreu na Estrada Nacional (EN) 2, ao quilómetro 614,7, na ligação Aljustrel/ Beja, a cerca de 200 metros do cruzamento e do parque de descanso da antiga Junta Autónoma de Estrada (JAE) de Corte Vicente Anes (Aljustrel).
Ourique, 18 de janeiro: Um homem de 51 anos, Manuel Diogo, residente em Albufeira, morreu quando era transportado o Serviço de Urgência Básica (SUB) de Castro Verde, depois de um acidente de viação, onde ficaram feridas a mulher, Eugénia Silva, 45 anos, e a nora, Ana Bailote, de 23 anos.
Moura, 22 de janeiro: Um choque frontal entre dois veículos ligeiros ocorrido a cerca de 500 metros do paredão da barragem de Alqueva, no concelho de Moura, provocou a morte de um homem e uma mulher, enfermeira na viatura de Suporte Imediato de Vida (SIV) daquela cidade e ferimentos graves em outra mulher e dois menores, filhos do casal. As cinco pessoas ficaram encarceradas tendo a enfermeira, Cátia Silva, 30 anos, solteira, tido morte imediata, enquanto que o casal e as duas crianças, estavam em estado considerado como muito grave. O homem, condutor da viatura, 45 anos, sofreu várias paragens cardiorrespiratórias, não resistiu aos ferimentos, acabando por falecer dentro de uma das ambulâncias enquanto as equipas de socorro faziam manobras de reanimação.
Aljustrel, 9 de maio: Matilde, uma bebé de 2 anos, perdeu a vida, na sequência do despiste da viatura conduzida por Ana Lúcia, a mãe, 32 anos, num acidente que ocorreu na Autoestrada do Sul (A2), próximo de Messejana, no concelho de Aljustrel.
Almodôvar, 19 de junho: Um autocarro de passageiros da empresa Renex (foto de arquivo do Lidador Notícias), grupo Barraqueiro, que fazia a ligação entre Lagos e Lisboa (Gare do Oriente), despistou-se, ao quilómetro 193 da A2, junto a Gomes Aires, Almodôvar. O acidente provocou três mortos (duas mulheres e um homem na casa dos 50 anos) e 17 feridos, nove dos quais em estado grave, a maioria transportados para o Hospital de Beja.
Mértola, 19 de julho: Um casal morreu, na sequência de uma colisão lateral entre dois automóveis, seguido de despiste, na Estrada Nacional 122, perto de Álamo, no concelho de Mértola. Francisco Ramos e Maria da Conceição Ramos, marido e mulher, ambos de 55 anos, residentes em Salvada, concelho de Beja, faleceram na sequência do despiste do BMW conduzido pelo homem, depois de um embate lateralmente noutro veículo, espelho contra espelho, numa ultrapassagem, indo ficar enfeixado num eucalipto.
Beja, 21 de setembro: Uma colisão entre um veículo ligeiro de passageiros e um velocípede ocorrido junto à localidade de Cabeça Gorda, concelho de Beja, provocou uma vítima mortal. O acidente ocorreu cerca das 21.25 horas na Estrada Nacional (EN) 391, quilómetro 40,2, à entrada daquela aldeia, quando o automóvel colidiu com a bicicleta, de que resultou a morte de José Rosa de Brito, condutor do seu condutor, de 64 anos, conhecido como o “Chino”, antigo jogador do Clube Desportivo de Cabeça Gorda.
Castro Verde, 22 de setembro: Do embate entre dois veículos ligeiros de passageiros e uma carroça, no local do acidente, tiveram morte imediata, um casal, ele de 35 e ela de 38 anos, e dois filhos, um rapaz de 10 anos e uma rapariga de 7 anos. Os seus cadáveres foram tresladados para o Gabinete Médico-Legal de Beja. O acidente ocorreu cerca das 20.00 horas na EN2, entre o cruzamento do Carregueiro e o nó do IP2, no acesso à vila de Castro Verde, quando a família Serrano, de etnia cigana, que viajava numa carroça desde Aljustrel, foi abalroada primeiro com um automóvel que fazia a ultrapassagem e depois por uma segunda viatura que seguia atrás deste.
Teixeira Correia
(jornalista)