Justiça: Prisão Preventiva para dois suspeitos de roubo agravado e sequestro, em assaltos a bancos.


O Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) Regional de Évora fez saber que foram detidos os dois indivíduos responsáveis por diversos assaltos a agências bancárias. O Lidador Notícias apurou que foram os assaltantes dos bancos em Castro Verde e Cabeça Gorda.

Na sequência da emissão de mandados de detenção fora de flagrante delito, o Ministério Público apresentou a primeiro interrogatório judicial, dois arguidos, de nacionalidade estrangeira, de 44 e 42 anos, indiciados, como reincidentes, pela prática de, pelo menos, sete crimes de roubo, com recurso a arma de fogo, dez crimes de sequestro, quatro crimes de falsificação de documento e branqueamento.

Os factos, praticados desde julho de 2023 na zona do Alentejo, Algarve e Margem Sul do Tejo, ocorreram em dependências bancárias, para onde os arguidos se dirigiam em horário de expediente e atuavam sobre funcionários e clientes que aí se encontrassem, exibindo armas, forçando à entrega de quantias em dinheiro sob ameaça de violência física, constrangendo as pessoas a permanecerem no local contra a sua vontade, algumas amarradas, causando grande receio e alarme social.

Segundo o DIAP, um dos arguidos usou várias identidades falsas para entrar e sair do país e do espaço Schengen.

Com esta ação, os arguidos conseguiram obter quantias em dinheiro estimadas em mais de meio milhão de euros, que gastaram e conseguiram fazer sair para o seu país de origem.

Realizado o interrogatório e verificados os perigos de fuga, perturbação do inquérito e de continuação da atividade criminosa, o Ministério Público promoveu aplicação da medida de coação de prisão preventiva, a qual mereceu a concordância do Juiz de Instrução Criminal. Os dois indivíduos foram levados para o Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL) onde vão aguardar julgamento.

As investigações prosseguem sob a direção do DIAP Regional de Évora com a coadjuvação da UNCT da Polícia Judiciária.

Roubos em bancos em Castro Verde e Cabeça Gorda

No dia 18 de setembro de 2024, dois homens armados assaltaram a dependência do Santander em Castro Verde, no distrito de Beja, esta quarta-feira. Terão levado entre 80 a 100 mil euros.

O alerta para o assalto chegou às autoridades cerca das 12 horas. Os indivíduos armados fugiram do banco, localizado na Rua de Alexandre Herculano, e estão agora a ser procurados pela GNR, que já se encontra a patrulhar as principais vias de acesso ao concelho.

A 24 de outubro, de novo os dois homens armados roubaram a dependência bancária da Caixa Agrícola, em Cabeça Gorda, Beja. O duo bateu à porta do banco e, depois de forçar a entrada, sequestrou o funcionário enquanto assaltava o espaço.

O assalto ocorreu por volta das 15 horas, quando o banco tinha acabado de fechar. No local estava apenas um funcionário, que foi ameaçado com uma arma de fogo e não ofereceu resistência.

Os dois homens, que serão de nacionalidade estrangeira, agiram de cara destapada, e fugiram depois para parte incerta.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg