Incêndios: Lista prioritária para limpeza de terrenos tem 4 freguesias do distrito de Beja.


O Governo prolongou por mais um mês, até 31 de maio, o prazo para os proprietários procederem à limpeza de terrenos e identificou 988 freguesias prioritárias para fiscalização dos trabalhos de gestão de combustível, em dois despachos publicados. No distrito de Beja há 4 das 75 freguesias ou uniões de freguesias.

De acordo com o despacho, o prolongamento do prazo até 31 de maio justifica-se “considerando as condições meteorológicas que se têm verificado, com persistência de precipitação e elevados teores de água nos solos, o que limita os períodos disponíveis para a realização dos trabalhos de gestão de combustível”.

No documento relativo às freguesias prioritárias para efeitos de fiscalização, foram “identificadas 988 freguesias (34% do número total), cobrindo 2.871.924 ha [hectares] de área total (32% da superfície de Portugal continental) e englobando 1.988.232 ha de espaços florestais (37% da sua área total)”.

Na lista constam 4 das 75 freguesias ou uniões de freguesias existentes no distrito de Beja, sendo três no concelho de Mértola e uma no de Almodôvar.

Mértola (3): Alcaria Ruiva, Mértola e Santana de Cambas.

Almodôvar (1): São Barnabé.

Bragança é o distrito com quase duas centenas de freguesias (ou uniões) prioritárias, seguindo-se Guarda e Viseu, com centena e meia, Vila Real, com oito dezenas, e Coimbra, com sete dezenas e meia, enquanto Beja e Setúbal contabilizam quatro freguesias, seguidos de Lisboa (cinco), Portalegre (12) e Faro (14).

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg