Beja: Jovem de 20 anos acusado e julgado por tentativa de homicídio com arma de fogo.


O primeiro alerta para a GNR, dava conta do despiste de um veículo ligeiro de passageiros, um Audi A4-B8, junto à rotunda sul de Beja, conhecida como “Rotunda do Regimento de Infantaria”, mas ao chegarem ao local os militares depararam-se com a viatura com perfurações compatíveis com disparos de arma de fogo, situação que foi confirmada pelos ocupantes do veículo.

O indivíduo, um jovem agora com 20 anos, com um longo historial de violência, integrante do autodenominado grupo “Tchubas”, que tem espalhado o terror nas ruas e locais de divertimento de Beja, foi inicialmente em prisão preventiva à ordem do processo, um mês e meio depois dos disparos, após investigação da Polícia Judiciária, está a cumprir penas de outros processos em que tinha sido condenado a penas suspensas.

Segundo o despacho de acusação do Ministério Público (MP) a que o Lidador Notícias teve acesso, na noite de 6 de setembro do ano passado, o arguido efetuou quatro disparos com uma pistola Browning de calibre 6,35 mm, contra a ex-namorada e mais cinco pessoas que circulavam no interior da carrinha Audi, incluindo dois jovens estrangeiros, um dos quais conduzia a viatura onde os seis viajavam.

O arguido está acusado pelo MP da prática de seis crimes: dois de homicídio qualificado agravado, na forma tentada, um de detenção de arma proibida e três de condução de veículo com motor sem habilitação legal.

Na noite na ocorrência, cerca das 03,15 horas, o arguido viu a ex-namorada e o restante grupo e fez-lhes diversas ameaças, tendo-se deslocado a casa, onde foi buscar a arma. Sedento de vingança, encontrou a viatura Audi parada nos semáforos, numa das artérias centrais da cidade, colocou o seu carro ao lado do outro e efetuou os quatro disparos, que não chegaram a atingir nenhum dos ocupantes.

Com medo, o condutor do veículo Audi fugiu por diversas artérias da cidade, sempre perseguido pelo arguido, acabando por perder o veículo, vindo este a despistar-se e o suspeito a deixar o local. A viatura foi removida para as instalações do Comando Territorial de Beja da GNR, tendo sido alvo das peritagens da PJ de Faro, para quem transitou a investigação.

Feitas as inquirições às vítimas, o suspeito foi identificado e depois dos resultados das perícias, os inspetores da PJ fizeram a detenção do individuo fora de flagrante delito e de imediato colocado na prisão. O julgamento terá início antes das férias judiciais.

“Operação Pelourinho” de combate apo tráfico de droga e crimes violentos

Na tarde do passado dia 20 de maio, a PSP de Beja levou a cabo a “Operação Pelourinho” tendo detido onze pessoas pela prática de diversos crimes violentos. Os suspeitos, 7 homens e 4 mulheres, com idades compreendidas entre os 17 e os 44 anos, dez portugueses e um brasileiro, foram detidos fora de flagrante delito, e são suspeitos da prática de crimes como o tráfico de estupefacientes, roubo, burla e ofensa à integridade física.

Seis dos suspeitos, cinco homens, alguns pertencentes ao grupo “Tchubas”, e uma mulher, precisamente a mãe do arguido que vai ser julgado por tentativa de homicídio, ficaram em prisão preventiva.

 Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg