O Partido Socialista (PS) fez a apresentação de todos os candidatos aos Municípios do distrito de Beja, promovendo a recandidatura de oito dos dez presidentes que lideram as autarquias.
Foram conhecidos os nomes de José Efigénio (Alvito), Álvaro Azedo (Moura) e Hélder Guerreiro (Odemira), que presidem às respetivas autarquias e Ricardo Bonito (Vidigueira).
Dos restantes presidentes das autarquias socialistas já eram conhecidos os nomes de Paulo Arsénio (Beja), António José Brito (Castro Verde), Luís Pita Ameixa (Ferreira do Alentejo), Mário Tomé (Mértola), Álvaro Azedo (Moura), Hélder Guerreiro (Odemira) e Marcelo Guerreiro.
António Bota (Almodôvar) não se recandidata por atingir o limite de mandatos, com a vice-presidente Ana Carmo a assumir a candidatura e Carlos Teles (Aljustrel) por opção pessoal, surgindo no seu lugar o antigo presidente Nelson Brito.
Nas quatro autarquias lideradas pela CDU, o Partido Socialista candidata quatro caras novas, relativamente às eleições de 2021. Francisco Orelha (Cuba) que já liderou o Município durante 16 anos, entre 1997 e 2013, enquanto que Bela Filipe (Barrancos), Francisco Picareta (Serpa) e Ricardo Bonito (Vidigueira).
A sessão de apresentação dos autarcas socialistas, foi presidida pelo secretário-geral do PS, José Luís Carneiro que considerou como meta para as Autárquicas 25 no distrito de Beja, “vencer todas as câmaras municipais. Manter as que o PS lidera e conquistar as restantes lideradas por outra força política”.
Teixeira Correia
(jornalista)