Faceco 2025: Certame de São Teotónio/Odemira recebeu 47 mil visitantes.


A 33ª edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira fechou portas com balanço bastante positivo, após três dias de casa cheia com 47 mil visitantes e 322 expositores.

A pecuária, a agricultura, o turismo, o artesanato, os produtos locais, a gastronomia e um intenso programa de animação foram os pontos fortes do certame, que decorreu nos dias 18, 19 e 20 de julho, em São Teotónio.

O certo foi promovido pelo Município de Odemira em parceria com a ACL – Associação Portuguesa de Criadores de Bovinos da Raça Limousine, CAPRIMIRA – Associação de Criadores da Raça Charnequeira, EABL – Associação para o Desenvolvimento da Estação de Apoio à Bovinicultura Leiteira, FARRUSCA – Cooperativa de Criadores da Raça Bovina Garvonesa ou Chamusca, Associação dos Apicultores do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, ARBUTUS – Associação para a Promoção do Medronho e Junta de Freguesia de São Teotónio.

As duas grandes novidades de edição de 2025 foram o Pavilhão dos Produtos de Odemira, com ofertas de produtos e produtores que espelharam a diversidade do território, e o Espaço Performativo, onde decorreram vários espetáculos e a exposição “Odemira Território Cultural e Criativo”.

A peculiar foi um dos fortes pilares da FACECO, com exposições e concursos de diferentes raças, desde o 36.º Concurso Nacional da Raça Limousine, o 28.º Concurso Regional da Cabra Charnequeira, o 20.º Concurso Regional da Raça Bovina Holstein Frísia, bem como uma mostra dedicada à Raça Bovina Garvonesa. O certo foi o espaço para o 24.º Concurso Regional de Mel e o 4.º Concurso de Medronho da FACECO.

Com curadoria da CACO – Associação de Artesãos do Concelho de Odemira, o pavilhão dedicado em exclusivo ao artesanato local reuniu as artes de saberes tradicionais, num espaço de cultura, convívio e partilha entre os mais de 50 artistas presentes.

Ao longo dos três dias de feira aconteceram variedades de espetáculos culturais, num programa de animação pensado para todos os gostos e idades, com 80% da atividade garantida através dos agentes culturais locais. Pelo palco principal da FACECO 2025 passaram os DAMA, Bárbara Bandeira e Clã.


Share This Post On
468x60.jpg