Quarta-feira, Outubro 7, 2026

InícioNossa TerraACOS: Associação coorganiza Congresso de Pecuária Extensiva à escala ibérica.

ACOS: Associação coorganiza Congresso de Pecuária Extensiva à escala ibérica.

A ACOS é coorganizadora do V Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural que este ano vai acontecer em Salamanca, a 3 e 4 de dezembro.

O Congresso, que se realiza de dois em dois anos, ora em Portugal, ora em Espanha, terá este ano como tema central “Sanidade e Território – Confiança e Futuro”.

Os organizadores pretendem realizar uma profunda reflexão sobre o contexto sanitário do setor da pecuária extensiva e a avaliação de futuras políticas comunitárias. Com o agendamento de quatro painéis, vão debruçar-se sobre sanidade animal, sanidade vegetal, comercialização e PAC: 2028-2034. A pecuária extensiva perante o novo contexto global é o tema de abertura dos trabalhos com uma reflexão alargada que dá o mote para a partilha de informação e conhecimento.

Entre os principais objetivos do evento contam-se ainda a identificação de benefícios ambientais, territoriais, económicos e sociais da pecuária extensiva.

O Congresso contará com a experiência de especialistas de Espanha e de Portugal, assim como de produtores pecuários, cooperativas, associações e outras entidades ligadas ao setor, investigadores, estudantes, representantes da distribuição, membros da União Europeia e membros dos governos espanhol e português. Os organizadores contam reunir mais de 400 profissionais ligados ao setor.

A organização do evento está a cargo da ACOS, União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, Cooperativas Agro-Alimentarias de España e a Federación Andaluza de Agrupaciones de Defensa Sanitaria Ganadera (FADSG).

Informações e inscrições no site do Congresso em: www.congresso-pecuaria-extensiva.pt

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Recentes