Vidigueira: Foragido com mandado de detenção Europeu apanhado em visita a casa.


Um cidadão português, com residência em Pedrogão, concelho de Vidigueira, com mandados de detenção nacional e europeu foi apanhado na quinta-feira pela GNR na sua habitação.

BEJA- Prisão_800x800Uma visita à casa em Pedrogão do Alentejo, concelho de Vidigueira, na noite da passada quinta-feira, foi fatal para João Rebocho, que era procurado pela justiça desde janeiro de 2012 para cumprir pena por tráfico de droga.

Na sequência da detenção por militares do posto da GNR de Vidigueira, e após uma revista, o homem tinha na sua posse heroína e cocaína, suficientes para 19 e 6 doses individuais, respetivamente, tendo a GNR participado a apreensão da droga às autoridades judiciais competentes.

O indivíduo de 40 anos, tinha sido condenado em junho de 2010, pelo crime de tráfico de estupefacientes e um ano depois foi condenado a 3 anos e 8 meses de prisão.

O recurso para o Tribunal da Relação de Évora (TRE), que em novembro de 2011, manteve a pena, originou o “excesso” de preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja (EPRBeja), levando a que o detido fosse libertado. Aproveitando esse fato e enquanto não era conhecida a decisão do TRE, fugiu para França, país onde também tinha residência, por lá ter trabalhado.

Em janeiro de 2012, o Tribunal de Cuba, onde o arguido foi julgado e condenado, emitiu um mandado de detenção nacional, que somente anteontem foi possível cumprir pelas autoridades. Pelo meio fica também a emissão, em abril do corrente ano, de um mandado de detenção europeu, face à residência francesa do foragido.

No momento da detenção João Rebocho não ofereceu resistência, sendo posteriormente conduzido ao EPRBeja para cumprir a pena a que fora condenado.

O individuo pode ver a punição agravada, já que vai enfrentar dois novos processos crimes, um por posse e tráfico de droga e outro por fuga e desobediência às autoridades.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg