Beja: Alunos do Instituto Politécnico em missão Erasmus na Polónia.


Miguel Ramos e Rui Guiomar, alunos do Curso de Turismo, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTIG) do Instituto Politécnico de Beja, decidiram em março do passado ano 2015, candidatar-se a um semestre de estudos Erasmus, na Polónia.

IPBeja_800x800Hungria era o destino preferencial, mas uma vez que não existiam vagas suficientes, optaram por voar, no dia 27 de setembro, até à Polónia, mais precisamente até Tarnow, uma cidade a 1h e 30m de distância de Cracóvia e cerca de 115 mil habitantes. A beleza ímpar desta cidade acabou por conquistar os dois estudantes.

O grupo que seguiu com ambos, durante os 4 meses, era composto maioritariamente por alunos de origem turca e espanhola.

“Pessoas incríveis das quais nos iremos recordar sempre, especialmente dos nossos vizinhos de Espanha”

Tendo em conta que se encontravam relativamente perto de Cracóvia, os dois alunos tiveram oportunidade de conhecer com detalhe esta cidade, assim como os países em torno da Polónia. As temperaturas abaixo de zero não impediram os estudantes de conhecer Praga, capital da República Checa, e Budapeste, capital da Hungria.

Recomendam ainda a quem se encontrar na Polónia, a visita às Minas do Sal, ao Campo de Concentração de Auschwitz, e ainda a Zakopane, uma pequena vila situada nas montanhas, que oferece vistas deslumbrantes e a oportunidade de se praticarem desportos na neve.

Quando questionados sobre o balanço final desta jornada, o Miguel e o Rui, chegam à conclusão que foi uma oportunidade única. Algo que jamais esquecerão. Uma experiência fugaz que deixa saudade e o desejo de repetir.

“Conhecemos novos países, culturas, gastronomias, e mais importante que tudo, pessoas incríveis. A todos os que estiverem interessados em fazer Erasmus, façam-no, pois decerto que não se irão arrepender.”

Importa relembrar que o Programa Erasmus tem como objetivo apoiar a criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior e reforçar o contributo do Ensino Superior e do Ensino Profissional avançado no processo de inovação a nível Europeu.

Tem também como objetivos contribuir para o desenvolvimento de uma aprendizagem de qualidade ao longo da vida, para o reforço da cidadania europeia, da realização pessoal, da coesão social, promovendo a criatividade, a competitividade e a empregabilidade, a aprendizagem e a diversidade das línguas, sobretudo, explorando o mundo e a diversidade de vivências num espaço que é de todos.


Share This Post On
468x60.jpg