Alqueva: EDIA faz apresentação pública de novos blocos de rega.


A Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas de Alqueva (EDIA) apresenta na sexta-feira, os blocos de rega Caliços/ Machados e Pias e Moura Gravítico. São mais 10 928 hectares de Alqueva.

ALQUEVA_800x800Vai ter lugar no salão Polivalente de Pias, concelho de Serpa, a apresentação pública dos Aproveitamentos Hidroagrícolas de Caliços/Machados, Pias e Moura Gravítico, integrados no subsistema de rega do Ardila, sexta-feira, dia 24 de junho, pelas 11 horas.

A apresentação é aberta a todos os interessados, nomeadamente agricultores e proprietários, e pretende esclarecer os beneficiários dos processos ligados à exploração destes novos perímetros de rega.

Os blocos de rega de Caliços/Machados beneficiam uma área com 4 664 hectares, distribuídos por 4 sub blocos, localizados a Sul da cidade de Moura e a nordeste da vila de Pias.

O Perímetro de Rega de Pias, abrange uma área com 4 600 hectares e é dividido em 5 sub blocos enquanto o Perímetro de Rega de Moura Gravítico domina uma área com cerca de 1 664 hectares.

Estes novos perímetros de rega, que beneficiam mais de 800 proprietários de 1 636 prédios rústicos, entram em exploração na atual campanha e, à semelhança do sucedido nos perímetros em exploração aquando da sua entrada em funcionamento, não serão cobrados os volumes de água utilizados já que este “ano zero” é considerado o ano de testes.

No total serão mais 10 928 hectares constituídos por 123 km de redes secundárias de rega, 1 estação elevatória, 232 hidrantes equipados com 463 bocas de rega, e 58 km de rede viária.

Alqueva terá nesta campanha de rega 120 mil hectares de área servida com as respetivas infraestruturas, completando-se assim a instalação da primeira fase do Sistema Global de Alqueva, enquanto se preparam os projetos para a instalação de mais 47 mil hectares, correspondentes à área de expansão a executar até 2020.


Share This Post On
468x60.jpg