Odemira: Traficante vendia droga na via pública. Condenado a 4 anos e meio de prisão.
Um individuo de 44 anos, natural e residente em São Teotónio, concelho de Odemira, foi ontem condenado, em cúmulo jurídico, a 4 anos e 6 meses de prisão efetiva, pelos crimes de tráfico de estupefacientes e detenção de arma proibida.
Fernando da Silva Guerreiro, que já tinha sido condenado pelo Tribunal de Portimão, cuja pena transitou em julgado em 2011, em 1 ano e 6 meses de prisão, suspensa pelo mesmo período. O arguido ouviu a juíza Ana Batista dizer que “não há lugar a nova suspensão, dado o seu comportamento e a tipo de vida em que se sente bem”, concluiu.
A magistrada justificou que o Coletivo “não atendia as petições” do Procurador do Ministério Público e do defensor, que pretendiam a qualidade como um crime de tráfico de menor gravidade, porque o arguido “persiste em ter como subsistência o tráfico de droga”, rematou.
Ana Batista referiu ainda que vai questionar o Tribunal de Portimão no sentido de saber se “a pena suspensa, já foi extinta ou ainda está ativa”, o que pode levar a agravar a pena ao arguido.
Fernando Guerreiro está em prisão preventiva, desde o dia em que foi detido em flagrante delito por militares da GNR de Odemira, quando foi surpreendido a vender heroína na rua a um consumidor. Revistado, o suspeito tinha na sua posse 0,50 gramas de haxixe e 120 euros em notas e na sua residência e na sequência de uma busca domiciliária foram apreendidas 225 doses de heroína, uma balança digital e uma munição.
O arguido vai continuar em prisão preventiva no Estabelecimento Prisional de Beja, até o acórdão transitar em julgado.
Teixeira Correia
(jornalista)