Terminamos esta sequência de três artigos sobre a linguagem secreta dos adolescentes, que a série de TV britânica “Adolescência” (Adolescence no seu título original), tornou público, para dar a conhecer os imojis que são usados para descrever o uso de drogas e de violência.
Coronel da GNR, Mestre em Direito e Segurança e Auditor de Segurança Interna
Dirigente da Associação Nacional de Oficiais da Guarda
Depois da descodificação dos imojis usados pela subcultura INCEL e com conotação sexual, a que os adolescentes recorrem para camuflar as suas conversas, propomos-mos no presente artigo descodificar os que são usados para abordar o uso drogas e de comportamentos de risco associados à violência.
Começando pelo que estão associados ao uso de drogas: ???? (Folha de Ácer), ???? (Planta) ou ???? (Folha): Associado a erva (Cannabis) ou produtos naturais psicoativos; ???? (Pílula): Referência a comprimidos, medicamentos controlados ou drogas sintéticas; ???? (Bola de cristal): Pode ser usado para se referir a drogas alucinógenas, como LSD; ???? (Doce): Pode simbolizar ecstasy ou metanfetamina; ???? (Cogumelo): Simboliza cogumelos alucinógenos (psilocibina); ???? (Copo com Palhinha): Usado para “lean” (mistura de xarope para tosse e refrigerante); (Tubo de Ensaio): Relacionado a drogas sintéticas ou produção caseira; ???? (Cigarro): Pode indicar tabaco, mas também cannabis ou outras substâncias fumáveis; ???? (Seringa): Referência a drogas injetáveis (ex.: heroína); ???? (Cato): Associado à peiote (cato alucinógeno); ❄️ (Floco de Neve) ou ????️ (Montanha nevada): Calão para cocaína;
O emojis que estão ligados a violência ou comportamentos agressivos:???? (Faca): Simboliza ameaça física, brigas ou autoagressão; ???? (Arma de Fogo): Representa ameaça de violência ou discussão sobre armas; (Sangue): Associado a ferimentos, automutilação ou violência extrema; ???? (Bomba): Pode indicar ameaças explosivas ou “causar dano”; ???? (Punho): Referência a brigas, desafios ou agressão; ???? (Caveira): Símbolo de morte, perigo ou ameaças letais; ???? (Cobra): Representa traição, inimizade ou pessoas “falsas”; ⛓️ (Corrente): Pode indicar controle, sequestro ou violência doméstica; (Fogo de Artifício): Usado para ameaças explosivas ou situações “perigosas”; ???? (Máscara Teatral): Associado a falsidade, intrigas ou “jogos perigosos”; (Vilão); Referência a gangues, bullying organizado ou comportamentos criminosos.
As combinações mais comuns são: ????(Pilula)+????(Gota): Uso de drogas com efeitos intensos; ????(Pistola)+????(Caveira): Ameaça de morte; ????(Pistola)+????(Punho): Agressão planeada.
Também já sabemos que o contexto é crucial, pelo que muitos destes emojis têm usos inocentes, sendo que a interpretação depende de quem é o remetente e do conhecimento prévio do comportamento do adolescente, podendo-se, no entanto, identificar o uso inadequado, através dos padrões repetitivos, tais como o uso constante de ????(Folha de Ácer)+????(Pilula) em conversas, e as mudanças no comportamento, tais como agressividade ou isolamento, leva a que seja necessário dialogar com o adolescente, cuja comunicação clara entre pais, educadores e adolescentes é a melhor ferramenta para prevenir riscos.
A série “Adolescência” teve o mérito de trazer ao conhecimento público, como a pressão social online, amplificada por esta linguagem secreta, pode levar ao isolamento, humilhação pública e até à violência, tendo ainda conseguido, em pouco tempo o que não se conseguiu em duas décadas de alertas para os riscos do uso das redes sociais por crianças e adolescentes para práticas de Bullying e Ciberbullying, sendo por isso importante aproveitar o momento e implementar medidas de prevenção, em especial no meio escolar.
Na Inglaterra já foi determinada a exibição da serie “Adolescência” nas escolas, pelo que enquanto essa medida não for implementada nas nossas escolas, outras podem ser operacionalizadas, tais como a promoção da educação digital nas escolas e junto das famílias, através da realização de workshops para pais e professores sobre os significados ocultos dos emojis e a inclusão de disciplinas sobre segurança digital no currículo escolar.
Fomentar o uso de ferramentas tecnológicas de monitorização, especialmente a utilização de softwares com IA para deteção de padrões de mensagens suspeitas, nomeadamente as combinações de emojis com palavras ambíguas, sendo exemplo dessas ferramentas, a que foi criada, também por motivo da serie “Adolescência”, pelo investigador português em segurança informática David Sopas, cuja ferramenta gratuita traduz os significados ocultos dos emojis e que pode ser encontrada no link: https://msgdecode.com/.
Outra medida é a implementação de canais de apoio e de denúncia, como por exemplo linhas de ajuda anónimas para vítimas de Ciberbullying ou Bullying e a inclusão de botões de denúncia rápida nas aplicações como o Instagram e o WhatsApp, sem esquecer a realização de ações de sensibilização para promoção da empatia e responsabilidade para incentivar os jovens a refletirem antes de enviar mensagens.
O universo digital evolui rapidamente, e cabe à sociedade acompanhar essas mudanças para proteger os nossos jovens e crianças, pelo que desmistificar a linguagem secreta dos adolescentes, e oferecer apoio emocional e educativo são passos essenciais para evitar tragédias como a retratada na série “Adolescência”.
Porque o caso retratado na série “Adolescência” reflete uma realidade preocupante, podendo o Ciberbullying levar a consequências devastadoras, onde a humilhação pública, a chantagem digital e a exposição de informações privadas provocam danos psicológicos irreversíveis e além disso, a pressão social para participar dessas conversas codificadas leva muitos jovens a se envolverem em dinâmicas prejudiciais sem perceberem os riscos.
Concluímos, referindo que a série de “Adolescência” não é apenas ficção, é um espelho de uma realidade perturbadora, pelo que combater o Ciberbullying exige que pais, educadores e plataformas digitais atuem em conjunto, reconhecendo que a tecnologia não é inimiga, mas sim o seu uso inconsciente, podnso destruir vidas, sendo que como sociedade, precisamos decifrar não apenas os símbolos, mas também as dores silenciosas por trás deles.
A linguagem secreta dos emojis até pode ser codificada, mas o sofrimento dos jovens não pode ser invisível.
Nota: O texto constitui a opinião exclusiva e única do seu autor, que só a este vincula e não refletem a opinião ou posição da instituição onde presta serviço.
Nota da Redação: Este é o Artigo nº. 100 da segunda fase de publicações no nosso ilustre colaborador Rogério Copeto, um ilustre cidadão alentejano e um distinto e integro oficial da GNR. O Lidador Notícias agradece de forma reconhecida a sua importante colaboração semanal. OBRIGADO.