São já quatro as empresas de handling, serviços de suporte em solo, a operar no Aeroporto de Beja, mercê do aumento do número de voos executivos que utilizam a infraestrutura alentejana.
Portway, Omni, Safeporto, do Grupo Hi Fly e a Sky Valet, são quatro empresas de handling (ground handling services), que prestam serviços de assistência a aeronaves no solo, que estão a operar no Aeroporto de Beja.
Os serviços de assistência estão previstos em Categorias e para cada Categoria existem diferentes modalidades. A ANAC emite licença para as categorias/modalidades que as empresas pretendem desenvolver.
Com essas licenças, as empresas procuram depois licenças de acesso ao mercado, de modo a exercer atividades nos aeroportos.
Fonte da ANA-Aeroportos de Portugal, justificou ao Lidador Notícias que “poderão aparecer outros operadores de handling. Podemos associar o aparecimento destes novos handlers ao crescimento do segmento da aviação executiva”, justificaram.
De referir que o aeroporto de Beja (BYJ/LPBJ) não é coordenado por slots.
11 de outubro de 2011 (notícia Sic Notícias)
O aeroporto de Beja recebeu hoje o primeiro voo privado do operador líder mundial na aviação executiva, a norte-americana Netjets, com o qual a ANA está a trabalhar para captar mais operações do género para a infraestrutura alentejana. O avião Hawker 400XP da Netjets, proveniente de Londres, chegou às 13.35 ao aeroporto de Beja, disse fonte da ANA – Aeroportos de Portugal. Segundo a fonte, o voo privado de hoje é resultado do “intenso” trabalho de promoção do aeroporto de Beja que a ANA tem vindo a fazer junto dos clientes da Netjets.
O que é o Handling (abreviação de Ground Handling Services)
Também conhecido como serviços de suporte em solo, é uma designação que abrange todos os serviços prestados em terra para apoio às aeronaves, passageiros, bagagem, carga e correio. Estes serviços podem ser prestados pelos próprios aeroportos ou por empresas externas.
Teixeira Correia
(jornalista)