Alentejo: Associação de olivicultores alerta para o furto de azeitona e reforço de meios.


A Olivum-Associação de Olivicultores do Sul veio a público exigir “mais fiscalização dos postos de receção de azeitona”, como forma de combater os furtos que a instituição afirma “terem vindo a aumentar no Alentejo”.

Em comunicado a Olivum alerta as entidades competentes para “agirem de forma eficaz”, condenando o funcionamento de “postos de receção de azeitona de caráter duvidoso que aceitam todo o tipo de fruto, sem documentação e proveniência duvidosa”, situação denunciada pelos olivicultores associados, que representam mais de 32 mil hectares de olival no Alentejo, a grande maioria no distrito de Beja.

“Só controlando a documentação e a entrega da azeitona nos postos de receção e lagares será possível parar os roubos”, justifica a Olivum.

Sem quantificando os quilos de azeitona furtada desde o início da campanha, a Olivum condena os furtos que têm ocorrido nos olivais do Alentejo desde o início da campanha 2018/2019, que decorre até meados de fevereiro do próximo ano.

Recorde-se que a Guarda Nacional Republicana (GNR) tem a decorrer desde o passado dia 29 de outubro e até 31 de janeiro de 2019, a Operação “Campo Seguro”, tendo reforçado o policiamento, com o lançamento de patrulhas a cavalo.

Paralelamente a GNR realizou diversas ações de sensibilização direcionadas aos proprietários de olivais e lagares, com o objetivo de evitar possíveis furtos de azeitona.

Segundo a Olivum, os seus associados produziram mais de 400 milhões de azeitona na campanha olivícola de 2017/2018, contribuindo com mais de 250 milhões de euros para o produto nacional.

No distrito de Beja, onde a extensão de olival é a maior devido ao regadio de Alqueva, na campanha 2017/ 2018, o Comando Territorial de Beja da GNR apreendeu 4.592 quilos de azeitona furtados em propriedades da região. A GNR deteve 117 pessoas, identificou 232 e passou 318 contraordenações.

O maior furto e recuperação de azeitona ocorreu no dia 13 de dezembro de 2017, perto de Baleizão, concelho de Beja, quando os militares detetaram uma viatura de mercadorias, que transportava 1.250 quilos de azeitona.

Teixeira Correia

(jornalista)


Share This Post On
468x60.jpg